domingo, janeiro 11, 2015

Possível Palmeiras 2015

Quero dar a mão à palmatória, primeiramente. Embarquei na onda. Acreditei na "notícia" de que Dudu tinha fechado com o Corinthians e não com o São Paulo, e publiquei isto. Uma análise sobre como fazia mais sentido Dudu no Corinthians do que no São Paulo. Basicamente por uma questão de elenco. No fim das contas, no entanto, nem Corinthians, nem São Paulo: Dudu fechou com o Palmeiras. Isso mesmo. Dudu fechou com o Palmeiras. Segundo PVC, por quatro anos.

Como disse no post intitulado “O novo ponta-esquerda do Timão” (Carlão trouxa), Dudu é jogador de beirada. É jogador de velocidade, de drible, de condução. É winger. Não é meia. Não é jogador de faixa central, de técnica, de passe. É de lado de campo. Minha dúvida só é de qual lado. A resposta deveria ser simples: lado esquerdo. Dudu é ponta-esquerda e ponto final. Contudo, com Zé Roberto na possível linha de três do 4-2-3-1 de Oswaldo de Oliveira, pode ser que Dudu passe para a ponta direita, para que Zé fique na esquerda (prancheta abaixo, com numeração fictícia). Porém essa projeção pode ser alterada se a opção pelo pé invertido ganhar força na cabeça do treinador, e o canhoto Zé Roberto for escalado à direita, para buscar o jogo por dentro e abrir o corredor para Lucas (e Dudu na dele, à esquerda).

Tudo isso com Valdivia atrás do nove.



Quando Valdivia não estiver à disposição (convenhamos, geralmente quase metade da temporada), aí sim a ponta esquerda deve ser toda de Dudu, com Zé Roberto no lugar do chileno, centralizado, e Allione na ponta direita. Isso, claro, partindo de dois princípios básicos: que Oswaldo vai utilizar o 4-2-3-1, e que Zé Roberto não jogará na lateral, posição onde atuou no Grêmio 2014, e que deve ser ocupada por Victor Luis no Palmeiras 2015. Dudu e Zé Roberto, aliás, foram talvez os dois principais jogadores de linha do time gaúcho no ano passado. Ambos agora no Palmeiras.

Seja como for, o fato é que Dudu é uma ótima contratação do Palmeiras. Vai preencher uma lacuna importante no plantel alviverde. Chega para assumir essa posição meio carente no futebol brasileiro, posição de lado de campo e de velocidade. E é novo. Completou 23 anos na semana passada. Ou seja, tem bola não só para o curto prazo, mas também para o longo. Chega para render frutos não só hoje, mas também amanhã. Pois se render o que dele se espera, pode gerar uma boa negociação no futuro. Se não para o centro da Europa, para os mercados periféricos.

Como tudo não são flores, só tem uma coisa: Dudu não é goleador. Seu faro de gol não é apurado. Raciocínio que também se aplica aos outros jogadores da linha de três. Em outras palavras, Oswaldo precisa desenvolver o coletivo com excelência para que o time não dependa de Rafael (ou Leandro) nesse quesito. Os volantes e os laterais serão essenciais no processo construtivo e de arremate. Porque não dá para esperar muitos gols dessa possível linha de três. Uma baita linha de três, diga-se de passagem, mas em tese sem tanto poder de finalização. Logo, o coletivo terá de ser bem trabalhado para que a artilharia seja bem distribuída. De qualquer forma, o fato é que o elenco de 2015 já é bem melhor que o de 2014.

Um comentário:

Unknown disse...

Com a confirmação de Kelvin, Arouca e Jackson a formação defensiva ficaria melhor, na minha opinião ficaria assim:
Prass, Lucas, Jackson, Tóbio, Zé Roberto, Amaral, Arouca, Valdivia, Dudu, Kelvin e Leandro Banana