sábado, janeiro 24, 2015

Kroos, Modric e Pogba: já pensou?

"Paul Pogba é um grande jogador e pode jogar no clube que quiser, mas não nos interessa por agora", diz Carlo Ancelotti. Já Giuseppe Marotta, diretor da Juventus, diz que o treinador do Real Madrid “tem motivos para dizer que não é verdade” - o suposto interesse do gigante espanhol no francês. Seja como for, independente de quem esteja jogando o às vezes necessário joguinho da mentira, o fato é que a cada dia fica mais evidente a saída do camisa 6 da Velha Senhora. Marotta explica que a Juve vai fazer de tudo para segurar o jogador, porém admite ser impossível competir com outros clubes por aí em termos de salário. Ou seja, cedo ou tarde, Pogba vai sair. A questão é: quando? E para onde?

Se dependesse de mim, Paul Pogba iria para o Real Madrid, para formar nada mais nada menos do que a melhor meia cancha do mundo, ao lado de Toni Kroos e Luka Modric. Se dependesse de Ancelotti, não. Não por agora. Confesso, contudo, que entendo a posição do técnico do Madrid. Imaginando que “por agora” signifique a próxima janela do verão europeu (ou seja, no meio de 2015), entendo que Ancelotti realmente não faça tanta questão de ter Pogba logo. Para o Madrid, me parece que de fato Pogba não se trata de uma contratação emergencial. A questão é: e quanto à janela seguinte? Ou a seguinte? Pois, insisto, ele formaria nada mais nada menos do que o melhor meio campo do mundo ao lado de Modric e Kroos.

Não exatamente ao lado dos dois. Para ser mais preciso, ao lado de um (Modric) e à frente do outro (Kroos). Porque, caso essa transferência seja consumada, o esquema tático mais indicado para encaixar os três é o 4-3-3. No caso, com Kroos na cabeça de área e Modric e Pogba nas meias, digamos assim. (Meu Deus. Que. Meiuca. É. Essa?) E até por isso, até para não mexer na estrutura do time neste momento, acredito que Ancelotti não faça questão de ter o francês para ontem. A pergunta é: e para amanhã? Porque hoje o 4-3-3 é uma alternativa ao 4-4-2 em linha, é um plano B, o sistema substituto, já que com Modric a equipe se distribui com duas linhas de quatro, mais CR7 e Benzema no ataque. Sem Modric, fora por lesão há mais de mês, a equipe tem se estruturado no 4-3-3. Com todos os atletas à disposição, todavia, o 4-4-2 em linha é o esquema tático titular. E no 4-4-2 em linha, em tese, fica mais difícil encaixar Kroos, Modric e Pogba.

Claro. Como o próprio Ancelotti diz, o treinador tem que se adaptar aos jogadores que tem. Portanto penso que com a eventual chegada de Pogba, ele acabaria trocando o 4-4-2 pelo 4-3-3. Só penso que essa troca faria mais sentido mais lá na frente, e não por agora. Em especial porque James (Kroos também, mas esse é titular absoluto) chegou na janela de verão mais recente, e se Pogba chegasse na próxima, o cara a perder a vaga no XI seria ele. Na verdade se a vida de James já não está fácil hoje em dia, com Isco comendo a bola, imagine então com Pogba no elenco. Por mais que o colombiano esteja jogando bem, se Pogba chegasse na próxima janela, ele acabaria no banco de reservas, apenas uma temporada após ter sido contratado a peso de ouro.

Por essas e outras, acredito em Ancelotti quando ele diz que Pogba não os interessa no momento. Mas também compreendo as palavras de Marotta, quando ele diz que Ancelotti tem seus motivos para negar o interesse em Pogba. Coisas do mercado. O que, por sinal, não significa que não possa haver um acordo verbal entre as três partes por agora, visando o futuro. Eu particularmente creio que essa transação acontecerá. Até porque todo mundo sairia ganhando com ela. Mas mais lá na frente. Como o contrato de Pogba com a Juventus vai até junho de 2019, chutaria lá por, sei lá, 2017. Não se esqueça: Pogba tem apenas 21 anos. Nasceu em março de 1993. E nessa perspectiva, chegaria ao Real Madrid aos 24 anos de idade.

Um comentário:

Patryck Leal disse...

Carlos,

O Cruzeiro sofreu algumas perdas, porém o elenco é forte e acho que não terá muitos prejuízos.

Abraços.
FC Gols:
http://fcgols.blogspot.com

Aceita parceria?