terça-feira, janeiro 06, 2015

O novo ponta-esquerda do Timão

Faz mais sentido Dudu no Corinthians do que no São Paulo. Porque no Corinthians Dudu chega para ser titular absoluto, enquanto no São Paulo, disputaria uma vaga com Michel Bastos. Pois no 4-4-2 em linha de Muricy Ramalho, Ganso joga numa beirada, Denilson e Souza formam a dupla de volantes, e Michel Bastos atua na outra beirada. Posição que era ocupada por Kaká, e que hoje naturalmente é ocupada por Michel. E que seria, até que se prove o contrário, disputada com Dudu, caso ele fosse para o São Paulo.

Já no Corinthians, Dudu não tem tanta concorrência assim, uma vez que são poucas as opções do elenco alvinegro para a beirada. São poucos os atletas com características de winger. Diria que apenas Malcom (e Lodeiro). Ou seja, independente do esquema tático adotado por Tite (4-2-3-1 ou 4-1-4-1, por exemplo), Dudu chega para assumir o flanco esquerdo, região do campo por onde se destacou no Grêmio 2014. No São Paulo, o flanco esquerdo, que era de Kaká, até que se prove o contrário, hoje pertence a Michel Bastos.



Caso Tite opte pelo 4-2-3-1, a saída mais comum, penso eu, é a dupla de volantes composta por Cristian e Elias, e a linha de três por Petros, Renato Augusto e Dudu, além de Guerrero na frente. Petros?! Creio que sim. Mal comparando, pode ser que Petros seja o novo Jorge Henrique do Timão - o cara pela beirada para segurar o lateral mais ofensivo do time adversário. Agora, caso Tite tenha em mente uma alternativa mais ofensiva, Malcom e Lodeiro são as opções naturais à ponta direita, para compor a linha de três com Renato Augusto (faixa central) e Dudu (ponta esquerda).

Já num outro esquema tático (4-1-4-1), penso que Ralf seria o cabeça de área, com Cristian e Elias à frente dele, Dudu na ponta esquerda, Guerrero na referência e Renato Augusto na direita. Eu sei, Renato é mais meia do que winger, e consequentemente, com a bola, tenderia a buscar a faixa central. Mas sem ela, fecharia o flanco direito, algo que está acostumado a fazer. E dessa maneira, tanto Malcom quanto Lodeiro e Petros seriam reservas.

Seja como for, o fato é que Dudu faz mais sentido no Corinthians do que no São Paulo. Sem querer encher demais a bola do jogador, mas já enchendo, o fato é que o Corinthians “precisa” mais de Dudu do que o São Paulo, por uma questão de composição do plantel, por uma questão de carência da posição no elenco alvinegro. Carência relativamente suprida com a chegada de Dudu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Discordo renato é a winger sim. Pelo meio não cria nada, mas pela direita tem espaço para dar seus dribles e cruzamento. Vejo jadson ou lodeiro pelo meio e malcom/luciano na esquerda, sem a dificuldade de ter que cortar para o meio em um 433 ou 4231.

Outra opção é um 4321 com petros no meio e lodeiro ou jadson com renato.

A outra um 4141 com os três meias citados, jadson com elias, lodeiro na esquerda e Renato na direita.

Ralf na zaga ou como opção e cristian no meio.

Outra opção é um meio congestionado com os 3 volantes, renato e malcom/luciano com guerrero. Dupla de volantes mais plantados elias saindo pela direita, renato pelo centro e malcom ou Luciano pela esquerda (como a seleção de 2010 ou o santos de 2002)

São várias possibilidades que o elenco proporciona.

Alerto também pela febre de colocar jogadores com o pé invertido que não conseguem finalizar pro gol. Esse tem sido um problema grande pro pobre malcom. Que consegue criar mas dificilmente bater uma bola clara pro gol.