terça-feira, janeiro 20, 2015

Quando os números dizem algo

Não sei se dá para dizer que o Liverpool jogou dez vezes mais do que o Chelsea, na partida de ida da semifinal da Copa da Liga Inglesa, nesta terça-feira. Mas com certeza dá para dizer que o Liverpool finalizou dez vezes mais do que o Chelsea. Sem exagero. Foram vinte arremates dos Reds contra apenas dois dos Blues. O jogo foi no Anfield, é verdade; e ainda podemos discutir a eficiência desses vinte arremates, uma vez que o placar terminou empatado em 1 a 1. Ainda assim, a diferença é bastante significativa.



Postado no 3-6-1 habitual, com Gerrard e Coutinho nas meias e Henderson e Lucas completando o quadrado do meio campo, o Liverpool começou o jogo melhor e se manteve superior até Hazard abrir o placar, de pênalti. Até então os mandantes mandavam no jogo. A dupla Mikel e Matic não se encontrava na marcação à Gerrard e Coutinho, Markovic e Moreno cresciam para cima de Filipe Luis e Ivanovic, Sterling infernizava a zaga adversária... Eis que, por volta dos 18 minutos, Can fez falta em Hazard dentro da área. O próprio belga cobrou, colocou o Chelsea em vantagem, e o Liverpool sentiu o golpe. Por pouco tempo, mas sentiu.



Na etapa final a superioridade vermelha ficou mais nítida, quando justa e merecidamente, no minuto 59, Sterling empatou. Recebeu-a na altura dos volantes adversários, prosseguiu com ela dominada em direção à área de Courtois, cercado de quatro jogadores - sem levar o bote - e finalizou com sucesso. Courtois, por sinal, depois faria algumas defesas essenciais. Esta aqui a mais espetacular de todas, em chute de Lallana. O goleiro de 22 anos trabalhou bastante. (É sempre bom lembrar, aliás, que Courtois, aos 22 anos de idade, colocou ninguém menos que Petr Cech no banco de reservas. Não se pode esquecer desse detalhe.) No fim das contas, o placar se manteve em igualdade, mas o fato é que – e os números mostram isso – o Liverpool jogou bem mais que o Chelsea. Se não dez vezes mais, algo perto disso.

Nenhum comentário: