sexta-feira, junho 12, 2009

A camisa 2 é de Daniel Alves

Há seis meses Maicon era o dono da dois e Daniel Alves o reserva. Um se machucou e o outro aproveitou. Depois das partidas que fez contra Uruguai e Paraguai (e contra o Peru no Beira-Rio), dificilmente Daniel sairá do time. Seleção é concorrência. Se der brecha pode perder a vaga.

A preferência por Daniel se mostrou visível na enquete: 73% dos 22 votos foram a favor dele, enquanto Maicon ficou com 27%.

O fato é que o Brasil conta com dois dos melhores laterais-direito do mundo, porém só há lugar para um.

Se bem que há quem defenda a presença de ambos em campo.

Eles já atuaram juntos, inclusive. Na final da Copa América Daniel Alves fez a função de Elano, com Maicon de lateral-direito. Esta seria uma opção. No entanto outra alternativa, que aparentemente é absurda mas não é, me agrada mais: colocar um deles, no caso Daniel, na lateral esquerda.

Veja bem, não estou levantando esta bandeira. Apenas não acho a ideia uma heresia.

Primeiro porque nenhum lateral-esquerdo é unanimidade; e segundo porque Daniel Alves tende a se infiltrar por dentro, raramente avança pelo corredor. Se atuasse na esquerda ele entraria em diagonal e Robinho faria as vezes de ponta. E tem mais: por se tratar de um destro que viria da esquerda para o meio, Daniel teria bons ângulos para desferir seus passes e arremates.

Professores Pardal à parte, a realidade é que a Seleção está muito bem servida de camisa 2.

4 comentários:

André Augusto disse...

Futebol é momento, e O Daniel Alves aproveitou a brecha. Tem de ficar. E apesar de não ser absurda, a idéia de colocar ele no meio não soa necessária, por termos jogadores disponíveis para a função.

Carlos Pizzatto disse...

A ideia absurda é colocá-lo na lateral esquerda.

Carlos Pizzatto disse...

Aparentemente absurda.

Juva Jr. disse...

Sinceramente também tive essa ideia absurda assistindo ao jogo contra o Egito. A lateral esquerda fica muito desprotegida e não tem consistência na hora de sair jogando, devido à certa limitação técnica do Kléber e depois do nervosismo do André Santos. Para mim o titular deveria ser o Marcelo, que vinha atuando razoavelmente bem pela seleção.
Se o Dunga inventasse essa de colocar o Daniel ou o Maicon pelo lado esquerdo seria interessante...

Parabéns pelo blog