segunda-feira, janeiro 19, 2015

Quem será o futuro Bola de Ouro?

Quem vai quebrar a sequência de Cristiano Ronaldo e Messi? Qual jogador irá quebrar a supremacia exercida por Cristiano Ronaldo e Messi nos últimos sete anos? Porque, cedo ou tarde, alguém que não seja Cristiano Ronaldo ou Messi irá conquistar a Bola de Ouro. Não sei se em 2015, 2017, 2019, mas o fato é que esse dia vai chegar. E a pergunta que fica é: quem? Quem será esse cara? Quem será esse craque?

Veja bem. A pergunta é “quem” e não “quando”. Querer precisar o ano seria muita pretensão. Pode ser, é bem possível, aliás, que Cristiano Ronaldo ou Messi ganhe a Bola de Ouro pelos próximos, sei lá, três, quatro anos. Pode ser que essa supremacia dos dois dure mais três ou quatro anos. Ou não. Mas isso não importa. A intenção aqui é discutir o “quem” e não o “quando”. Logo, fica a pergunta: quem será esse craque?

Ponderação cronológica feita, a julgar pelo futebol apresentado por eles nessa temporada, a julgar pelas respectivas idades e potenciais, hoje eu apostaria que o craque que irá tirar a Bola de Ouro de Cristiano Ronaldo ou Messi será Neymar Jr., Gareth Bale ou Paul Pogba. Um desses três. Pela ordem, pensando no futuro, hoje eu apostaria no camisa 11 do Barcelona, no camisa 11 do Real Madrid ou no camisa 6 da Juventus. (Quanto a Pogba, é provável que ele não esteja mais na Juventus até lá.)



O mais novo deles é o francês Paul Pogba. Apenas 21 anos de idade. Faz 22 em março. Meio-campista total, completo, ele domina todos os fundamentos para se triunfar no setor. Tem força física, tem velocidade, tem estatura, tem cabeceio, tem finalização, tem passe, tem drible, tem visão... Tem tudo. E tem apenas 21 anos. E se tiver foco e ambição, deve, cedo ou tarde, figurar na lista dos três finalistas da Bola de Ouro. Só acho que na Juventus essa tarefa se torna mais difícil. Num Real Madrid ou num Barcelona da vida, creio que seria/será mais viável.



O mais velho deles é o galês Gareth Bale. São 25 anos. Completa 26 em julho. Ou seja, em tese, é o que tem menos tempo para atingir essa gloriosa conquista. Se a supremacia CR7-Messi terminar, sei lá, só daqui uns quatro anos, por exemplo, Bale já terá entrado na casa dos trinta. E isso pode ser péssimo para ele. Porque apesar de toda habilidade e técnica que possui, Bale depende muito de sua velocidade, suas arrancadas, suas explosões. Sem a parte física em dia, sem estar na ponta dos cascos, seu futebol fica mais limitado. E a tendência, depois dos trinta, é a parte física só declinar. O auge, na teoria, é lá pelos vinte e oito. Logo, numa expectativa otimista, Bale poderia surpreender antes mesmo do que eu posso imaginar.



Neymar tem 22 anos. Quase 23. Faz dia 5 de fevereiro. Sem ser na semana que vem, na outra. Dispensa apresentações. Em sua segunda temporada no Barcelona, jogo após jogos, está mostrando à Europa e à Terra toda a que veio, e onde pode chegar. Por sinal, se você pensar que Cristiano Ronaldo é atacante ao lado de Benzema no 4-4-2 em linha de Carlo Ancelotti, e não mais ponta-esquerda, hoje podemos afirmar que Neymar é o melhor ponta-esquerda do mundo. Eu pelo menos afirmo, sem sombra de dúvidas. Pense bem. Considerando que Cristiano Ronaldo não é mais ponta-esquerda, quem são seus concorrentes? Ribéry? Hazard? Reus? Talvez Isco? Di María? Quem mais? Acho que não foge disso. E, com todo respeito aos citados, Neymar está/é de outro patamar, outra prateleira, outro nível. Portanto me parece claro que, sim, Neymar é o maior ponta-esquerda da atualidade. Diga-se, o maior ponta-esquerda do Barcelona desde Ronaldinho. Resta-nos aguardar para ver se o desfecho será o mesmo, quanto à Bola de Ouro (Ronaldinho faturou o prêmio em 2005).

7 comentários:

Giovane disse...

Como base no que fala isso ?? Hazard é muito mais decisivo e importante, acho um equívoco seu dizer que Neymar é o melhor ponta-esquerda do mundo.

Assim como Ganso anos atrás, seria um dos maiores meias do mundo né...

Fernando disse...

Na minha opinião o jovem Eden Hazard esta no mesmo nivel que o brasileiro neymar , a diferença é que o neymar tem a mídia que o coloca em um lugar que ele ainda não se encontra fazendo dele o que ele não é ainda.

Fernando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando disse...

Sem nenhuma duvida concordo com o nosso amigo Fernando , esse jovem Belga Hazard esta a jogar em um nivel muito alto e isso faz dele o melhor jogador em Inglaterra , portanto acho que ele joga no mesmo nivel do neymar ou um pouco melhor, mais não tem a sua mídia a favor para o deixarem em listas feitas pela FIFA.

Anônimo disse...

Hazard joga mais que o Neymidia kkkk sem sombra de dúvidas.

Marcelo diaz disse...

Bom dia galera , gostaria de falar ao nosso amigo blogueiro que antes de puxar saco do neymidia assista aos jogos do Chelsea, pois o que esta a fazer o belga Eden Hazard mostra que essa bola de ouro sera na verdade bem mais difícil de o brasileiro levala para casa , sem contar que o Lionel Messi joga nesse nivel por mais uns 5 anos.

Lucas de sa disse...

Tenho visto que o responsável por esse blogue se equivocou em não colocar o Belga Hazard entre os favoritos a Bola De Ouro , pois já é hoje o melhor jogador em Inglaterra !