quinta-feira, setembro 11, 2008
Sobra cautela, falta ousadia
É bê-a-bá do futebol: se tá difícil pelo meio, usa-se as laterais.
Insisto na tese de que no 4-2-3-1 os meias que atuam pelos lados do campo têm de ter habilidade para jogarem como pontas e velocidade para serem lançados em profundidade. Como Ronaldinho está fora de forma, insisto também na tese de que Nilmar e Robinho deveriam ser esses meia-atacantes que caem pelos flancos, um pela direita e o outro pela esquerda respectivamente.
No entanto não basta atacar pelos lados apenas com os meias/pontas. O sucesso dos avanços pelas alas depende fundamentalmente da passagem dos laterais e das chegadas dos volantes. Kleber, Juan e Maicon pouco chegaram à frente nestes jogos. E os volantes Josué e Lucas, peças que também deveriam desempenhar papéis ofensivos, pouco apoiaram. Resta saber se esse comportamento cauteloso por parte destes atletas foi orientado pela comissão técnica ou não.
É bê-a-bá, se está difícil pelo meio, usa-se as laterais. Ou senão chuta-se de longe. Mas contra a Bolívia parece que nem para isso, nem para arriscar de fora da área os jogadores brasileiros foram aconselhados (vide que Hernanes, um grande finalizador de longa distância, estava no banco enquanto Josué estava no campo).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Carlão, não dicordo do seu pensamento não. Mas será que o problema não está na safra de jogadores? Desta forma, a equipe precisaria de um comandante, no mínimo, mas criativo?
Abrazo!
http://gambetas.blogspot.com
Duas coisas que eu ainda não entendi:
- Por que o Dunga sacou o Lucas e deixou o Josué em campo?
- Por que o Dunga tirou o Diego, se ele era o único jogador brasileiro a ir pra cima dos bolivianos?
Filipe,
na minha opinião a safra é excelente.
Flávio,
na cabeça-de-bagre do Dunga, Josué é o segundo volante, e Lucas é o cabeça-de-área.
Discordo apenas de dois pontos: Josué tentou demais. Mas faltou-lhe qualidade técnica, para levar à seleção à frente. E Juan bem que tentou, mas estava muito sozinho.
Foi uma lástima. Mas não acho que seja para crucificar todo mundo.
Não perco mais o meu tempo vendo essa porcaria jogar. Chega de palhaçada!
Que Joguinho Ruim Viu! Mas Esperar de Dunga Alguma Coisa ja é Muito.
Não acho a safra ruim...é o técnico que não manja nada...rs
Eu acho que com os jogadores disponíveis, esse esquema com um atacante isolado acaba por estrangulá-lo. Nilmar seria uma boa para encostar em LF, tabelar, etc. E falta mais incisividade aos laterias e ao segundo volante.
Postar um comentário