domingo, junho 24, 2012

Liga Blog do Carlão

Enquanto o blog anda meio desligado (não por muito mais tempo!) por motivos de força maior, fique ligado na liga criada com cinco rodadas de atraso (antes tarde do que nunca) no Cartola. Procure por "Blog do Carlão" e mostre que este blogueiro não sabe nada de futebol.



No Twitter. No Facebook.

quarta-feira, junho 20, 2012

Just a few more days

Percebe-se que o Blog do Carlão está às traças. Estou por fora da Euro 2012, do início do Brasileirão, da reta final da Libertadores, da Copa do Brasil, das transferências, das valorizadas polêmicas... Enfim, do futebol como um todo.

Pelo seguinte: estou me mudando para o Rio de Janeiro, e ainda não estou devidamente instalado no meu novo lar. Mas, ao que tudo indica, em no máximo duas semanas estarei de volta pra valer.

Valeu!

sábado, junho 09, 2012

Onde a Holanda errou?

Chutes a gol: 28 a 8. Isso mesmo. 28 a 8 para os holandeses. Logo ficaria fácil responder à pergunta do título: a Holanda errou nas finalizações. Resposta assim, porém, é muito vaga, muito simples.

O volume de jogo laranja foi infinitamente maior. A posse de bola superior foi sim traduzida em oportunidades de gol. As oportunidades, em contrapartida, não foram convertidas na rede. Não que Andersen tenha sido espetacular. Pelo contrário. Suas defesas difíceis podem ser contadas nos dedos. Contudo, como diz o ditado, tem dia que a bola não entra.

No mesmo 4-2-3-1 de sempre, Afellay não foi o ponta-esquerda que se esperava. Nem Van Bommel o segundo volante desejado. O resto, todavia, trabalhou legal. Robben fez o que se imaginava, Van Persie funcionou como referência do ataque, embora tenha se movimentado bastante (o que é sempre benéfico), Sneijder articulou bem as jogadas, e os laterais apoiaram com frequência. Mas como diz o ditado, tem dia que a bola não entra.



No segundo tempo, lá pelos vinte e poucos minutos, ainda com a Dinamarca à frente por 1 a 0 (placar que permaneceu até o fim do duelo), Bert van Marwijk promoveu duas alterações interessantes: De Jong e Afellay por Van der Vaart e Huntelaar. O esquema tático foi mantido, com Vaart de segundo volante (Bommel de primeiro), Huntelaar de centroavante, o canhoto Van Persie recuado à meia central, Robben na ponta direita e o destro Snijder na esquerda.

Pode-se dizer que o time melhorou. Partiu para cima, criou boas chances. Porém não conseguiu ser eficiente nos arremates. Resultado injusto? Pode-se dizer que sim. Mas, como estamos carecas de saber, futebol é assim mesmo. Esse Holanda vs Dinamarca não foi o primeiro nem será o último exemplo.

Os vice-campeões mundiais serão eliminados? Não sei. É preciso admitir que a situação ficou delicada e essa possibilidade é grande. No entanto, passada a ansiedade da estreia, é preciso reconhecer que a Holanda tem sim bola para bater Alemanha e Portugal e passar adiante.

No Twitter. No Facebook.