segunda-feira, junho 25, 2007

Ronaldinho, Messi, Eto’o e Henry?

Ronaldinho, Messi, Eto’o e Henry podem jogar juntos?

Poder, podem. Mas não daria certo. Talvez desse no Winning Eleven, mas na vida real, não.

Um dos poucos times, no futebol contemporâneo, que jogam no 4-3-3 é o Barcelona do técnico Rijkaard. Ronaldinho é o ponta-esquerda, Messi o ponta-direita e Eto’o o centro-avante. De fato, um ataque de encher os olhos dos amantes e maridos do futebol (e de encher os olhos dos adversários de lágrimas).

Para este sistema tático (4-3-3) funcionar – como funciona o do time catalão – o meia-armador tem de apresentar um alto poder defensivo. Cá entre nós, o trio da frente não dá suor nem sangue na marcação. Messi, Ronaldinho e Eto’o têm tamanha liberdade ofensiva porque os laterais não avançam tanto, porque os volantes são pegadores, e principalmente porque o meia-armador, Deco, tem alto poder defensivo. O luso-brasileiro dá a consistência necessária ao meio-campo da equipe azulgrená, deixando o trio da frente trabalhar com menos preocupações defensivas.

Se Henry entrar, alguém tem de ser sacrificado, e este alguém com certeza não é Deco. Há quem diga que pode-se recuar Ronaldinho para fazer o papel de meia-armador, para Henry jogar na ponta-direita, Eto’o no centro e Messi na esquerda. Impossível! Ronaldinho não tem a qualidade defensiva que Deco possui. Na real, Ronaldinho não tem qualidade defensiva. Sacrificar quem, então? Messi? Ronaldinho? Não creio. Muito menos algum volante. Então, quem vai para o sacrifício?

Samuel Eto’o, simplesmente. A espinha dorsal continua a mesma. Só se troca Eto’o por Henry.

O camaronês vai aceitar o banco? Não. A relação entre Eto’o e Ronaldinho não é das melhores. Eto’o, Henry, Messi e Ronaldinho não podem jogar juntos. A conclusão que chego é óbvia: Eto’o vai sair do Barça, emprestado, vendido, não sei. Sei que no Barça ele não fica. Pelo menos tudo indica a sua saída.

8 comentários:

Anônimo disse...

Será uma injustiça se Eto'o for barrado. Tá certo que Henry é um baita jogador, mas o camaronês tem muita história com o Barça e, se bobear, consegue ser mais eficiente que o francês no esquema catalão.

Mas, com certeza, outros grandes clubes da Europa vão se aproveitar da situação e arrematar Eto'o. Sem time ele não fica.

Gerson Sicca disse...

Difícil todos jogarem juntos. Henry vai ter q jogar muito para manter o ritmo q o Eto'o tinha no auge.

Anônimo disse...

Acho que sua análise vc bnão se ligou que o henry joga no ataque, mas na esquerda! E ele já declarou que, embora tenha jogado de centro-avante na CM, não gosta de atuar sozinho no ataque!

Anônimo disse...

Ele não vai atuar sozinho. Vai atuar com Ronaldinho e Messi. A não ser que o técnico abandone o 4-3-3 (o que acho difícil de acontecer).

Anônimo disse...

Eto'o Vai Para o Milan Formar Dupla de Ataque Com Ronaldo e Montar um Time a Altura do Barça Pois Vai Ter Kaka, Ronaldo, Eto'o e Compania.

Dassler Marques disse...

Messi ou Giuly, além de Ronaldinho, têm sim obrigações defensivas. Geralmente acompanham os laterais adversários, o que não é tanto, é verdade, já que na Europa geralmente não atacam muito.

Henry, a meu ver, chega para o lugar de Eto'o, principal agente negativo no vestiário do clube, um dos problemas para a queda de rendimento em 2007.

Ah, achei o Aloísio muito bem ontem. tendo a optar por ele.

abraço!

Arthur Virgílio disse...

Concordo com a tática feita por você. Realmente, não tem condições dos quatros atuarem juntos. Só mudaria um jogador, tiraria, o Ronaldinho Gaúcho e escalaria o Henry.

Sou um eterno crítico do jogador do Barça, acompanhei muitos jogos dele e não vejo isso tudo. Talvez seria melhor para o Gaúcho tentar uma transferência para o Milan.

André Augusto disse...

Acho que pode ser uma tentativa válida. É só colocar dois jogadores bem marcadores na meia, dando liberdade para Messi e Henry...acho que quem dançaria nessa seria o Deco, apesar de ser um excelente jogador...

Mas acho que o Eto'o não fica no Barça, resolvendo o quebra cabeças...