segunda-feira, abril 19, 2010

Fogo de palha?

Baseado nos atuais elencos, pergunto: qual seria a campanha do Botafogo na Série A deste ano?



O título do Carioca é indiscutível. Com todos os méritos, a equipe de Joel Santana conseguiu a proeza de vencer os dois turnos e sagrar-se campeã. No entanto o que mais se ouve é 'o elenco do Bota é o pior do Rio'. Pode até ser. Mas um torneio de tiro curto com jogos eliminatórios não é parâmetro. Nem para o mal, nem para o bem.

Na tentativa de projetar o Brasileirão, baseado nos atuais elencos, na minha visão há uns sete, oito times com mais força que o Botafogo.

Confesso que nos longos oito meses dos pontos corridos, vejo clubes como Inter, Grêmio, Santos, São Paulo, Corinthians, Cruzeiro e Flamengo à frente do Fogão. E se ainda considerarmos o Atlético-MG, o Palmeiras e os próprios Vasco e Fluminense, fica difícil imaginar o Alvi-Negro em outra região da tabela que não a da Sul-Americana.

O caneco do Carioca tem de ser mais do que comemorado, principalmente pelo que aconteceu nos últimos três anos. Contudo o triunfo no estadual não pode, a meu ver, iludir a torcida, a comissão técnica e os dirigentes, no que diz respeito ao restante da temporada.

8 comentários:

P. L. F. V. disse...

Tem razão, Carlão.
Sou botafoguense e estou muito feliz pelo título estadual. No entanto, me preocupo ao pensar no que será desse time no Brasileirão. Precisa se reforçar, principalmente no meio.

Ricardo Milepp disse...

Concordo, Carlão. Mas a diretoria e o Joel já sabe disso, e vão atrás de reforços. Eles vão ter que dispensar ou emprestar alguns jogadores para os novos chegarem, como Rodrigo Dantas, Diguinho, Eduardo (principalmente este) e outros. Acho que falta um centroavante reserva, um 10 pra chegar e ser titular e um zagueiro bom mesmo. Aí o Botafogo sai desse nível que você colocou (e já disse que concordo) pra não ficar devendo aos outros times. Abs.

Rafael Andrade disse...

Francamente, alguém vê o Vasco melhor que o Botafogo? O time cruzmaltino é medonho. Zaga assustadora com Fernando, Titi, Thiago Martinelli, laterais mediocres tanto na direita com Paulo Sérgio e Fágner, quanto na esquerda com Márcio Careca. Carlos Alberto, ex-jogador em atividade. Com exceção ao Phillipe Coutinho, o time do Vasco é mediocre, é uma mentira. Detalhe, não tem treinador, ao contrário do Bota.

Coelho 22 disse...

Caro Rafael Andrade, você podia se informar melhor. Paulo Sérgio saiu do Vasco. E Ramon é, simplesmente, o melhor lateral esquerdo do Rio. Sem contar que temos o Márcio Careca na zaga, que é melhor que o Somália. E o Fágner é melhor que o Alessandro do Bota. Carlos Alberto, sendo pinguço e carregador de bola do jeito que é, tem mais criatividade que todo elenco do Bota. E, fico com o que o Neto disse, em relação ao Joel Santana - não é um bom treinador, é no máximo um motivador, que vai ser dispensado no final de agosto, quando o Fogo tiver queimando como último colocado do Brasileiro.
E Carlão, só discordo em termos com o que disse. O Carioca tem jogos eliminatórios e até pode ser de tiro curto, comparado com o Brasileiro. Mas, é aquilo, é muito extenso. Tanto que foi lá pelos idos de janeiro, que o time medíocre do Vasco, né mesmo Rafael, goleou por 6x0 o futuro campeão. Este campeonato era pra durar até o final de março e início de abril, estourando. Mas, veja só, teríamos mais duas semanas se o Fogo não vencesse. Demasiadamente, é tempo demais pra um campeonato de menos. Sem querer desmerecer a merecida vitória do Fogo.

Aldevan Junior disse...

Assino embaixo, Carlão.
Assim como oMauro Cézar Pereira, da ESPN, tomara que o que o presidente do Botafogo disse após o final da partida de ontem seja apenas euforia do momento.

Não dá para ir para Lua com esse time. Principalmente com Alessandro na LD, Somália improvisado na LE, Renato Cajá na armação...

O Fogão tem uma ótima dupla de ataque um bom goleiro e um cabeça-de-área Guerreiro. E precisa de muito mais para ir à Lua no Brasileirão.

Um abraço!

GALÁXIA DO GOL disse...

Campeonato de pontos corridos é uma coisa,campeonatos com fases de mata mata é outra coisa,principalmente um carioca,um paulista ou outro estadual que é curto..

Na hora da decisão no mata-mata,vale tudo,prevalece raça,vontade,não existe favoritos,tem time que cresce em decisões...
A decisão mexe com os jogadores..
Em campeonatos corridos o elenco tem que ser bom,não é campeonato de um jogo VAI DECIDIR TUDO,não é um longo campeonato onde o time tem que ser forte e tem que ganhar todas..

é mt diferente os dois campeonatos,e no brasileirão de pontos corridos o Bota só briga pela Sulamericana

GALÁXIA DO GOL disse...

Mas dizer que o elenco do Bota é o pior do rio, é brincadeira,o
do Vasco é horrivel!

Soham disse...

Felizmente, elenco não é a única variável que decide jogos e campeonatos. Nos pontos corridos, é certamente o fator preponderante, daí a necessidade de reforços para o segundo semestre.

Mas o Botafogo está, hoje, muito bem servido no que tange à postura dos jogadores, sobretudo na confiança acerca do trabalho do treinador, que tem o grupo na mão.

O Botafogo esfacelado do início do ano tem hoje uma cara. Precisa de contratações, é verdade, mas tem uma cara. Joel Santana provou mais uma vez a sua competência, e espero que a diretoria corra atrás de jogadores qualificados a fazer do Botafogo um time competitivo por uma vaga na Libertadores e não meramente para escapar do descenso. Hoje, eu diria que o grupo está entre uma coisa e outra, ali pelo meio da tabela.

Saudações alvinegras. É campeão!