segunda-feira, abril 12, 2010

A visão de Neymar

"O Robinho é diferente do Neymar. O Robinho dribla em velocidade. É completamente diferente. O Neymar não é veloz, mas é muito técnico, arma muito bem o jogo. Acho que ele vai emplacar como meia-atacante".

Esta declaração foi dada por Zito, ídolo e gerente de futebol do Santos, no início de 2009, quando Neymar começava a fazer seus primeiros jogos entre os profissionais, no time treinado por Vagner Mancini.

Passado um ano, a previsão de Zito não se confirmou por completo, principalmente no que diz respeito ao posicionamento do menino da Vila. No 4-3-3, Neymar é ponta-esquerda. No 4-4-2, é segundo atacante.

No entanto, de fato, ele tem a visão de jogo dos grandes camisas 10. Não é um armador da estirpe de Paulo Henrique Ganso, por exemplo. Mas faz a leitura das jogadas como poucos, a exemplo do lance do segundo gol do Peixe sobre o São Paulo, neste domingo.

Quando parecia que não havia opções, Neymar encontra, ou melhor, cria um espaço entre dois são-paulinos e toca de trivela para o centroavante marcar. Detalhe: ele não ergue a cabeça para ver a entrada de André por trás da zaga. Nota-a com a visão periférica. Jogada, a meu ver, genial.

Se não bastasse ter os olhos e o raciocínio afiados, Neymar tem talento para pôr em prática, com precisão, o que trama na mente.

4 comentários:

Nicolau disse...

Passe brilhante, de fato.

Barco disse...

Sem contar que o primeiro gol da partida saiu de um passe espetacular do Neymar para o Léo. O garoto parece ter olhos na nuca. Um lance que mostra essa absurda visão periférica dele é em um gol que marcou contra o Prudente na primeira fase, quando ainda se chamava Barueri. O zagueiro vem de trás e ele, sem olhar, dá o corte e deixa o cara no chão. Maravilhoso.

GALÁXIA DO GOL disse...

neymar joga muiiiiiiito,este muleque tem futuro garantido na seleça,
muleque esta mostrando todo seu potencial.

Carlão depois será que vc poderia dar uma passada la em meu blog,
http://lucassgmota.blogspot.com/

forte abraçooo

André Mota disse...

Desculpem, mais o Neymar é apenas um bom jogador, não é um fora de série...