quarta-feira, novembro 23, 2011

A mão de Guardiola

No começo eu pensava: "Será que são os jogadores ou o cara é bom mesmo?" Hoje tenho certeza: o cara é craque. Não é só por causa de Messi, Xavi, Iniesta e etc que esse Barça voa. Voa porque tem o dedo, ou melhor, a mão inteira de Pep Guardiola.



Além da filosofia de jogo (manutenção da posse de bola a toques curtos e pacientes), uma das características admiráveis é que ele parte do princípio de que todos jogadores podem render bem em mais de uma, duas, até três posições. Pelo menos é o que me parece.

Por exemplo: Messi. No 4-3-3 azulgrená habitual, era ponta-direita. Surgiu como ponta-direita. Quando Ibrahimovic saiu, porém, o técnico o transformou em 'falso nove' e o gênio argentino virou artilheiro disparado.

Outro exemplo: Mascherano. Tem se saído um baita zagueiro. Quem diria? Substitui Piqué e Puyol com perfeição. Mais uma sacada de Pep. Outra é Iniesta. Além de atuar nas meias do 4-3-3, vira-e-mexe vira ponta.

E assim seguem vários casos: Keita joga como volante e meia; Thiago como meia, volante e ponta; Adriano pode ser lateral-esquerdo, lateral-direito, ponta-direita; e por aí vai.

Evidente que a polivalência dos atletas que tem em mãos ajuda Guardiola na implementação de suas ideias. Não tenho dúvida, no entanto, que outros no lugar dele não fariam o que ele faz.

5 comentários:

Anônimo disse...

é foda esse Pep!
galera me deem uma ajuda ae estou divulgando um jogo que é muito show deem uma olhada!
O que é FutManager
O FutManager é um jogo onde você é o técnico de uma equipe criada por você.
Além de ter controle sobre táticas, escalação e técnicas de jogo, você também pode participar de campeonatos, comprar e vender jogadores, construir e melhorar o estádio e investir na melhora do centro de treinamento.
Não perca tempo, crie já sua equipe e participe e ainda concorra a prêmios.
SE CADASTRE NESSE LINK http://futmanager.com/futebol-online/dc-1860.html
se vc se cadastrar entre no chat procure por DC 1860 te ajudarei ABRAÇOSS!

Lucas Morandi disse...

Muito bom mesmo. Mas perceba como o Barça vem atuando habitualmente no 3-4-3. Fecha com os 3 zagueiros, centraliza o Busquets pelo meio pra liberar o Xavi,e pelos lados da linha de 4 Daniel Alves faz a Direita e Iniesta a esquerda. Dai na ultima linha coloca Villa na esquerda pra tabelar com Iniesta e fazer o facão pra dentro e Pedro com Dani Alves.. e Messi centraliza, mas cai por onde ele quer.

dá uma força no meu blog, estou precisando de dicas: http://futeboltotalbh.blogspot.com/

Piadas Andre disse...

muito legal seu blog parabéns

Iran disse...

olá, meu nome é Irany, tenho um blog sobre cartola e futebol, mas centralizado em opniões pessoais, o endereço é http://canosleague.tk ou o canosleague.blogspot.com para acesso direto, estou procurando outros sites para fazer troca de banners, se interessar, por gentileza responda ao email, belo site vc tem, obrigado e um bom Fim de Semana!

Iran disse...

desculpa, o email é banidodoceu@r7.com obrigado