quarta-feira, setembro 19, 2012

Oscar no centro das atenções

No debute dos atuais campeões da Liga dos Campeões, nesta quarta, o jovem de 21 anos marcou os dois gols do empate por 2 a 2 com a Juventus. Não só por isso, foi o destaque do embate. E sua notável apresentação, sem dúvida, tem a ver com seu posicionamento.



Naquela sequência de amistosos antes das Olimpíadas, que o consagrou como novo 10 da Seleção, Oscar atuou por dentro do 4-2-3-1 de Mano Menezes. Apesar das admiráveis partidas feita pelo meia, todavia, diante da Escócia, e depois, nos Jogos de Londres, o atleta do Chelsea foi utilizado pelas beiradas do campo - não entendi até hoje por quê. Mais tarde, no amistoso contra a África do Sul, no Morumbi, Oscar seguiu no flanco. No 8 a 0 sobre a China, porém, enfim, ele voltou ao seu lugar: a faixa central.

Em suas primeiras aparições pelo Chelsea, o ex-colorado foi escalado por Roberto Di Matteo, talvez influenciado pelas Olimpíadas, aberto à esquerda, com Hazard no meio (vide a segunda rodada da Premier League). É verdade que na estreia, quando entrou no segundo tempo, o brasileiro foi centralizado. Contudo a sensação era, pelo menos para mim, de que o treinador dos Blues iria escalá-lo na ponta (sensação essa que foi por água abaixo no matchday 1 da Champions).

Independente do time, seleção ou clube, uma coisa é certa: a posição de Oscar é essa, por dentro (independente do esquema também). No clube me parece nítida a convicção de Di Matteo quanto à estrutura tática (4-2-3-1). Já Mano me passa a impressão de que ainda não se convenceu (ora joga no 4-2-3-1, ora no 4-4-2 em linha). Seja qual for a opção, o fato é que Oscar rende mais pelo centro. E embora vista a 11, a cada dia vai ficar mais evidente que a equipe de Stamford Bridge encontrou o posicionamento ideal para seu 10. Que siga o exemplo Mano Menezes.

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Pedro Caldas disse...

Atuação deslumbrante de Oscar. Pena que foi minimizada pela zaga dos Blues.

Ricky_cord disse...

Óscar tem muito talento, mas continuo a achar que o Chelsea pagou muito por ele