segunda-feira, julho 01, 2013

Copa é com ele

Felipão nasceu pro mata-mata. Não adianta negar sua natureza. Alguns treinadores são assim. O cara é papa-copa e ponto. No Palmeiras, em 2012, por exemplo, tirou Maikon Leite de pedra e foi campeão da Copa do Brasil. Um ano depois, dessa vez com pés de obra altamente qualificados em mãos, a equipe treinada por ele levantou a Copa das Confederações merecida e indiscutivelmente, passando por cima de seleções graúdas.

Não adianta. Alguns treinadores são assim. Tem na motivação, na liderança, no poder de persuasão, na capacidade de fazer com que seus comandados assumam um foco em comum, o seu ponto forte. Claro que Felipão entende de futebol. Contudo não tenho dúvida de que seu diferencial é seu espírito de líder. E esse espírito, aliado aos treinamentos e ao material humano altamente qualificado (como no caso desse elenco verde e amarelo), faz com que seus times cresçam dentro dos torneios mata-mata.



Só espero que ele não cometa o mesmo erro de Dunga, que "fechou o grupo" muito tempo antes da hora. Neymar e Ganso se tornaram casos clássicos dessa precipitação dunguiana. Felipão é rodado, acredito que não cometerá esse erro. Sem querer brincar de vidente, evidente, imagino que alguns nomes têm grandes chances de pintar na lista de 2014, talvez uns três ou quatro novos nomes em relação à lista de 2013.

Um exemplo? Ramires. Outro? Sandro, jogador de uma posição que está longe de ter um dono da Seleção: a de primeiro volante, hoje ocupada por Luiz Toca Pro Lado Gustavo. Sandro é um senhor cabeça-de-área, noves fora que deve formar dupla no Tottenham com Paulinho na próxima temporada. Se voltar bem do longo período de inatividade em função de uma lesão séria, se voltar jogando a bola que estava jogando antes de se machucar, uma das vagas tem tudo para ser dele. Pode favoritar.

Quanto à Espanha, não sei, não. Não digo que se fingiu de morta para comer a bunda do coveiro. Mas gostei da frase do Marco Nunes no Twitter: "A Espanha veio ao Brasil somente para transar." Haha! Até certo ponto, é uma frase pertinente. Por mais que tenha se falado que a Copa das Confederações é o único título que eles não têm, talvez eles não estivessem tão aí quanto muita gente pensa ou pensava que eles estivessem. Talvez vieram a passeio. Vai saber.

O fato é que minha opinião sobre a Roja continua a mesma: é, ao lado da Alemanha e da Argentina, o principal candidato à Copa do Mundo. Tem outra: vale lembrar que Isco deve ser titular no ano que vem. Claro, vale lembrar também que num torneio mata-mata qualquer um pode morrer, e apenas um pode sobreviver. E em matéria de mata-mata, em matéria das chamadas copas, vale lembrar que Felipão é perito.

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: