sexta-feira, agosto 14, 2015

Brasil tem futebol de ponta

Guardiola deu a deixa. Disse que o Brasil vai voltar a triunfar quando voltar a jogar com pontas. Concordo. Você que me segue no Twitter, aliás, sabe que eu sempre fui contra, por exemplo, Oscar pela beirada (o próprio certamente também). Além de matar a faixa central, pois você tira dali seu melhor meia, você compromete o rendimento pelo flanco, já que Oscar está longe de ser um winger. (Sem falar na exposição do jogador.) Foi assim com Felipão na Copa do Mundo, e está sendo agora com Dunga. Ou seja, insiste-se no erro mesmo após o 7 a 1. Isso em nome: burrice.

Também sempre fui contra tirar Neymar da sua praia - a ponta esquerda - para deixá-lo "livre" no ataque para "decidir". Para ficar mais "próximo" da área, argumentam alguns. Foi assim com Felipão na Copa, e está sendo agora com Dunga. Respeito e compreendo quem é a favor dessa ideia, de deixar o craque do time "livre" para "decidir". Mas discordo com unhas e dentes. Desde sempre. Pois na minha cabeça está claro e evidente que Neymar é ponta, e ponto final. Sempre fui contra essa ideia, e serei ainda mais, depois desta declaração do melhor treinador do mundo. (Sem falar na carga emocional que se cria sobre o indivíduo quando o deixam "livre" para "decidir".)



Guardiola não disse explicitamente que jogaria com Neymar na ponta. Eu sei. Mas a conclusão que eu chego ao ler sua colocação é bastante simples: já que vou jogar com pontas do ramo, vou escolher os melhores. Logo, a ponta esquerda é de Neymar, e isso não se discute, pois trata-se do melhor ponta-esquerda da atualidade. Não só do Brasil, mas do mundo. Cristiano Ronaldo? Podemos discutir, mas não agora. O fato é que Neymar é um ponta-esquerda espetacular, mas que na Seleção precisa ser o faz-tudo com a bola, ao passo que as beiradas ficam com o meia Oscar ou o volante Fred, quando deveriam ficar com pontas de ofício, velozes e dribladores.

De qualquer forma, é bom ponderarmos um pequeno detalhe: Dunga não é treinador de futebol. Estar no cargo não faz dele um treinador. Se colocassem um cone para treinar a Seleção, por exemplo, e se ela ganhasse uns jogos (o que seria bem possível), você iria dizer que o cone é treinador? Iria dizer que o trabalho do cone é bom? Espero que não. Portanto, olho aberto na hora de engolir mentiras enlatadas que nos vendem por aí. Onde quero chegar com isso? O que quero dizer? Quero dizer que muitas de nossas discussões são, infelizmente, em vão. Enquanto Dunga for o "treinador" da Seleção, muitos de nossos debates serão em vão. Em relação aos pontas, honestamente, creio que ele sequer entendeu o que Guardiola quis dizer, por exemplo.

Um comentário:

Carlo disse...

Ele disse a verdade sobre o Brasil