domingo, setembro 25, 2016

Gabigol estreia no "tudo ou nada"

Talvez é cedo para afirmar, mas o 4-3-3 parace ser a estrutura tática titular da Inter de Frank de Boer, com Medel à frente da zaga, Banega e João Mário nas meias, Candreva e Perisic nas pontas, mais Icardi na referência. O chamado plano A não deve fugir disso. E nesse caso, a briga de Gabriel Barbosa por uma vaga no XI inicial será com Candreva, pela ponta direita.



Em outro caso, no 4-4-2 em linha (plano B), a briga de Gabigol deve ser com Eder, por uma vaga no ataque ao lado de Icardi (Candreva e Perisic abertos, além da dupla de volantes). Num 4-4-2 em linha, claro, Gabigol de segundo atacante é o mais lógico. Ainda mais quando se tem dois wingers natos como Candreva e Perisic. Na partida deste domingo, contra o Bologna, todavia, o brasileiro entrou na extrema direita, na vaga de Candreva (Eder e Icardi na frente, Perisic na outra extrema, além da dupla de volantes). Mas trava-se de um empate em casa contra o Bologna, trava-se de um "tudo ou nada" nos últimos 15, 20 minutos. Obviamente o 4-4-2 mais racional tem Candreva e Perisic abertos e Gabigol e Icardi na frente.

De qualquer forma, uma coisa me parece evidente: esse 4-4-2 deve ser o plano B de De Boer, uma carta na manga para ser utilizada eventualmente, uma vez que Banega e João Mário são titularíssimos, essenciais, e o melhor esquema para encaixá-los é o 4-3-3 (detalhe: João Mário não foi relacionado para o jogo contra o Bologna). E no 4-3-3 a briga de Gabriel será pela ponta direita, com Candreva. Uma coisa que pode pesar a favor do brasileiro é a diagonal. Destro, Candreva em regra busca a linha de fundo e o cruzamento. Algo que ele faz bem, diga-se de passagem. Mas com o canhoto Gabigol na ponta direita, a Inter ganha uma arma fundamental: a entrada na diagonal, que abre o ângulo para o arremate (ou para o passe). Algo que ele faz bem, diga-se. Porém de resto a vantagem inicial nessa provável disputa por uma vaga no XI inicial é de Candreva, jogador da seleção italiana, experiente, de mais intensidade e força física.

Nenhum comentário: