terça-feira, agosto 19, 2008

Antes, durante. E depois?

Não pode se dizer que a preparação do Brasil foi inadequada porque nem sequer houve uma. O Brasil desperdiçou vários amistosos que poderiam ter funcionado como laboratórios para a Seleção. Desperdiçou, e agora pagou o preço.


Mas o fracasso na China não pode ser atribuído somente à amadora preparação da equipe. Taticamente a Seleção de Dunga deixou bastante a desejar. O grupo estava cheio de talentos, mas todos dessintonizados. Faltou harmonia entre os craques brasileiros. Tecnicamente o time é muito forte, não resta dúvida. Entretanto coletivamente é bem fraquinho.

Bem fraquinho coletivamente por dois motivos: primeiro, porque não houve preparação; e segundo, fundamentalmente, porque Dunga não sabe lidar com o coletivo, tanto dentro quanto fora de campo. E justamente por causa dessa falta de habilidade de Dunga para lidar com o grupo - psicologicamente fora dos gramados, e taticamente entre as quatro linhas - é que o Brasil vai penar nas prioritárias Eliminatórias para a Copa de 2010.

Um comentário:

Leonardo BA disse...

É tanta coisa para se dizer que é difícil saber por onde começar. Uma coisa ao menos é certa, seria injusto essa seleção ganhar o ouro. Isso seria premiar o despreparo, o descaso com que a CBF tratas as Olimpíadas. Culpar o Dunga também é seguir o rumo das soluções fáceis, embora ele tenha sua parcela de responsabilidade. Acreditar num jogador fora de forma, parado a vários meses, é cometer o mesmo erro de outras competições. Seleção não é centro de recuperação de jogador, seja ele quem for. Convoca-se somente aqueles que estejam em totais condições de jogo, mesmo que nesse caso ficássemos somente com jogadores menores de 23 anos. Ao menos teríamos gente interessada em mostrar serviço. Ronaldinho não é, nem nunca foi um jogador de personalidade para comandar um time e nem servir de exemplo para os mais jovens. Por muita vezes ele se mostrou um jogador omisso em outras oportunidades. Também tem que se dizer que há muito tempo a seleção carece de conjunto, de jogo coletivo. É díficil aguentar o Galvão Bueno dizendo à décadas que o Brasil não tem saída de bola. É só zagueiro mandando balão pra frente. Temos que parar de dizer que somos o melhor futebol do mundo. Podemos ter os melhores jogadores, mas esses parecem desconhecer que futebol é um esporte coletivo. Eles só jogam com a bola nos pés. Aproveitando o momento Olimpico, parecemos jogar futebol como um "revezamento de bola" onde cada um corre-corre conduzindo a pelota e depois passa para outra seguir em frente sozinho. E não estou falando de jogadores comuns estou falando de nossos "craques" Ronaldinho, Anderson, Diego, Robinho, Kaká e outros que agora não lembro... Por isso acho muito difícil montar uma seleção com todos esses jogadores. Embora de talento reconhecido, possuem o mesmo estilo de jogo. Para terminar, quando chamaram o Dunga para o comando da seleção a alegação foi de que se precisava de um pulso forte na renovação. Pulso forte, personalidade, ele tem, embora começar de treinador numa seleção seja responsabilidade demais (aqui também cabe dizer que seleção não é lugar de treinadores inexperientes - é até um desrespeito com tantos outros profissionais mais experientes que existem no futebol brasileiro), mas aí vemos ele cometer o mesmo erro de tantas outras oportunidades, a falta de treino e de comprometimento. Na véspera desse jogo decisivo entre Brasil e Argentina, enquanto os brasileiros, sempre muito alegres e festivos, fizeram o tradicional "rachão" os argentinos participaram de um treino a portas fechadas. O resultado todos já conhecem. Não basta apenas mudar treinador, jogadores, e quem sabe até dirigentes (aí já é querer demais, eu sei), tem que mudar a mentalidade de todos os envolvidos com o futebol.