segunda-feira, março 14, 2011

Falta de um 9 não é o x da questão no Fla

Assisti ao clássico carioca deste domingo, mas não consegui decifrar qual esquema tático o Flamengo adotou.

Sem convicção, fiquei com a impressão de um 4-2-3-1 com Maldonado e Willians de volantes, Renato, Thiago Neves e Ronaldinho na "linha de três", e Negueba na frente. No entanto isso não importa. Não nesse post.

Porque o intuito aqui é questionar a (falta de) profundidade no setor ofensivo de um time que conta com Ronaldinho, Thiago Neves e Renato (ou Bottinelli) ao mesmo tempo.

Criticado pela ausência de um centroavante de ofício, Luxemburgo, segundo o globoesporte.com, se defende citando o Barcelona. O que, para mim, é surreal. Afinal, as características de Pedro e Villa são muito mais de atacantes do que as de Ronaldinho, Thiago Neves e Renato (e Bottinelli). Quanto a Messi... bom, esse é gênio, nem precisa comentar.



Basta um 9 de verdade na equipe para o problema ser resolvido? Acredito que não. Pelo seguinte: Ronaldinho, Thiago Neves e Renato (e Bottinelli) não são atacantes. Aquele Ronaldinho do Barcelona, sim. Mas o do Milan pra cá, convenhamos, não. Mesmo com, sei lá, Didier Drogba na referência, creio que o jogo não iria fluir, por causa da "linha de três meias".

Não adianta querer tapar o sol com a peneira: Ronaldinho não é mais aquela ponta-esquerda infernal há tempos. Muito menos Renato Abreu (ou Thiago Neves/Bottinelli) pode desempenhar um papel digno de ponteiro.

Qual a melhor alternativa, então?

Na minha opinião, um 4-2-3-1 com Diego Maurício na ponta direita e Deivid na frente. Somados a eles, Thiago Neves no centro e Ronaldinho aberto na esquerda. Ou quem sabe um 4-4-2 em quadrado, com os camisas 10 e 7 lado a lado, mais dois atacantes (Deivid e Diego Maurício/Negueba). Mas jamais um time com Ronaldinho, Thiago Neves e Renato (ou Bottinelli) juntos.

2 comentários:

Diogo disse...

O problema é que o Deivid está em uma péssima fase. O Luxa tentou o Ronaldinho na frente, e agora o Negueba, e não deu certo.
Eu acho que linha de 3 com o Thiago Neves complica, ele precisa jogar solto como no Flu 2008, encostando no atacante (Ronaldinho?) talvez a frente de um meio em quadrado num 4-4-1-1
E o mais bizarro dessa comparação Fla Barcelona eh que o Xavi e o Iniesta seriam Williams e Renato.!

audiencia da tv disse...

é quen tem ronaldinho gaucho não precisa de nada
estou te seguindo ta se quiser seguir o meu agradeço
abraçosss
http://audienciadatvrealtimes.blogspot.com/