quinta-feira, setembro 29, 2011

Possível São Paulo com Luis Fabiano

Lucas, Dagoberto e Luis Fabiano titulares é ponto pacífico. Impossível imaginar um time sem os três em campo. A questão é: Adilson vai manter o esquema tático habitual ou vai mudar?

No atual 4-4-2 em losango, a opção mais plausível é Luis Fabiano e Dagoberto no setor ofensivo, com Lucas na meia-cancha, centralizado, à frente de três "volantes" e atrás dos dois atacantes.

No entanto me parece claro que o camisa 7 é jogador de beirada, é segundo atacante, é atacante de movimentação, é ponta (como utilizado na Seleção, por exemplo). Devido à sua qualidade, pode sim dar certo como meia no 4-4-2. Porém, na minha visão, ele rende mais pelo flanco.

Portanto a estrutura tática mais aconselhável, mais lógica, seria Lucas aberto na direita, Dagoberto na esquerda e Luis Fabiano na referência. Um 4-2-3-1 é possível. Com todas as peças à disposição, todavia, para mim a melhor opção é esse 4-3-3 em triângulo invertido (base alta).



Pode-se discutir quem deve ocupar qual posição no meio-campo. Cícero é titular? Carlinhos Paraíba é titular? E Rivaldo? Na minha opinião, nenhum deles. Com Casemiro e Denilson o São Paulo teria poder de marcação sem perder qualidade no passe, na finalização, etc.

Contudo não é inteligente frear as subidas de Wellington. A fase do 5 é excelente, não só nos desarmes, mas principalmente na chegada à frente. Nesse 4-3-3 ele não poderia ser apenas cão-de-guarda. Teria, eventualmente, de sair para o jogo, fazendo o papel do chamado elemento surpresa.

Baseado no plantel tricolor, entendo que esse seja o esquema e os jogadores ideais. Mas, claro, sem lugar cativo. Resta-nos esperar para ver o que Adilson tem em mente. Seja o que for, uma coisa é certa: elenco para ser campeão o São Paulo tem.

5 comentários:

@OficialGalo disse...

Adorei seu blog, e é sério mesmo. Cheio de conteudo. Você é um técnico de futeblog
@oficialgalo

Anônimo disse...

Este seria meu esquema também !

Até pela velocidade do Lucas.

O problema maior é que o Dagoberto só volta pra marcar ou recompor o meio-campo quando lhe convém.

Mas a estrutura tática seria essa.

Casemiro poderia avançar um pouco mais também.

Um abraço.

@Renan_Loopes

João Gabriel disse...

Eu acho bem provável o Dagoberto perder espaço nesse time caso o Fabuloso volte jogando o que sabe.
Carlinhos Paraíba cavou seu lugar no time. Seja como segundo volante, aberto na esquerda num 4-2-3-1, ou até mesmo, na lateral esquerda, já que o camisa 6 não vem jogando bem.
Acho que é por isso também que ele planeja deixar o time ano que vem.
Sobre Denilson, acho que funciona melhor como primeiro volante nesse time, embora ainda não tenha jogado o que sabe.
No mais, é isso.

Abração

www.jonesbegol.blogspot.com

antonio disse...

Cara parabéns pelo blog, ele é muito legal. Agora o que não anda muito legal é a reforma do código florestal brasileiro. Nossas florestas correm perigo.
Se não fizermos nada a nossa qualidade de vida vai esta comprometida.

E visto disse...

Oi