sexta-feira, dezembro 16, 2011

Pré-jogo: Santos x Barcelona

Se Alexis não tiver condição, creio que Pedro será escalado na ponta esquerda, Messi na direita e Fábregas de falso nove, com Xavi e Iniesta nas meias. Mas se o chileno estiver apto, acredito na disposição tática do time na prancheta abaixo.

Messi e Alexis devem inverter as posições com frequência, para confundir o lado esquerdo da defesa santista. Com velocidade e habilidade, os camisas 9 e 10 podem dar trabalho para Durval e Bruno Rodrigo. Além, claro, de Daniel Alves, que costuma ocupar aquela faixa do gramado.

O panorama da partida todos conhecem: Barça com a posse, Santos pronto para contra-atacar. Não tem mistério. O time de Guardiola faz isso com todos adversários, e contra o Peixe não vai ser diferente. A equipe azulgrená joga inteira no campo ofensivo. Por isso até Borges deve recuar. E nas vezes em que a bola for retomada, lançamento para ele e Neymar.



Há também a possibilidade do 3-4-3. Abidal em Borges, Piqué em Neymar, e Puyol na sobra. Daniel Alvez na ponta direita, Alexis no centro e Messi no topo dum losango no meio-campo. Se isso acontecer, os duelos individuais ficarão bem definidos: Ganso x Busquets, Xavi x Arouca, Fábregas x Elano, Messi x Henrique. Essa opção é bem possível pelo fato de haver um homem sobrando na marcação à dupla de ataque alvinegra.

Pelo lado do Santos, diferentemente do que ocorreu diante do Kashiwa, Arouca tem de ser o elemento surpresa. Nessa onda de contra-ataque, ele é o meio-campista mais indicado para chegar à frente em velocidade. Danilo é outro que preenche os requisitos para a transição rápida entre defesa e ataque.

É óbvio que o Peixe pode vencer o Barça, pois trata-se de apenas um jogo. Para isso, porém, os brasileiros terão de ser perfeitos no contra-ataque (sem falar na bola parada). Além disso, terão de contar com a sorte. Porque inevitavelmente o Barcelona vai criar as chances. E a chance do Santos está no azar culé, num dia em que a pontaria não esteja afinada. E numa grande noite de Rafael.

Tentativas de previsão à parte, o apito inicial será dado às 8h30 (Brasília) deste domingo, em Yokohama, no Japão.

4 comentários:

Unknown disse...

Perfeita sua analise, mas eu duvido que o Muricy vai continuar apostando no Durval .

Carlos Pizzatto disse...

Verdade. Pode ser que ele jogue com Pará e Danilo nas laterais.

eumesmo disse...

eu acho que 2 trin o elan na dir o nei esq o ganso solto e bor no meio e gostava que mostrasse que uns dos melhores do mundo e sem pasta e o melhor vai santos

eumesmo disse...

muricy