terça-feira, dezembro 13, 2011

Sem sorte não se ganha do Barça

Qual a estratégia mais indicada para bater o Barcelona? Ou melhor: para tentar. Se é que existe uma, ela não é garantia de sucesso.

Todo mundo conhece o estilo do time de Guardiola de cor e salteado: manutenção da posse, troca de passes pacientes, curtos, tabelas, triangulações, à espera do momento ideal para a infiltração na área e a finalização. Sem a bola, marcação por pressão.

Se não me engano, há quase quatro anos o Barcelona tem mais posse de bola que seu adversário. Quase quatro anos! Ou seja: hoje, é impossível inverter esse panorama. A bola fica mais tempo no pé do Barça, e ponto final.



A estratégia mais adequada, então, na minha opinião, é o contra-ataque. Como a linha de defesa azulgrená atua bastante adiantada, há espaço de sobra para o contra-golpe em velocidade. Na teoria não é complicado. Na prática, porém, a coisa muda.

Muda porque, como se sabe, o Barcelona marca por pressão. Como a equipe atua adiantada, com quase todos atletas no campo ofensivo, quando perde a bola, existem sempre pelo menos dois jogadores aptos a retomá-la imediatamente.

Por isso a melhor opção é a ligação rápida entre defesa e ataque. É se fechar (para mim num 4-4-1-1) e não desperdiçar os contra-ataques que possam surgir. Contudo, há um problema: por quanto tempo é possível se defender sem sofrer gol? Cedo ou tarde, o adversário acaba sucumbindo ao envolvimento catalão.

Resumindo, entendo que para ganhar do Barça de Messi e Guardiola, é preciso ser impecável no contra-ataque. E contar com a sorte. Muita sorte. Ou com o azar culé, se preferir.

2 comentários:

Bruno disse...

Realmente este Barça nao dá a minima hipose, ganha tambem no espirito com que encaram os jogos...Mourinho e Ronaldo encaram o jogo demasiados arrogantes, enquanto os do Barcelona encaram com desportivismo

Camisas do Flamengo disse...

Tem que haver mesmo disposição...além de tudo a sorte que alcança.