quarta-feira, abril 04, 2012

Luxa cauteloso no Ipatingão

Luxemburgo resgatou o 3-5-2 na partida diante do Ipatinga, nesta quarta-feira, em Minas Gerais, pela 2ª fase da Copa do Brasil. Bastante difundido pelo país em meados dos anos 2000, esse esquema caiu em desuso por aqui, para nossa alegria.

O tempo real do globoesporte.com, antes da bola rolar, reproduziu a explicação do treinador pela opção: "Ficamos muito desfalcados, o Werley vem para jogar, mas não está 100%. Vamos proteger mais. Não é o que eu gosto de fazer. Mas Copa do Brasil não permite erros. Vou jogar de acordo com as circunstâncias".

Portanto está claro que Luxemburgo escolheu essa formação por necessidade. Só entendo, porém, que as peças poderiam ter sido diferentes. No miolo da meia-cancha, por exemplo, a criação ficou sob responsabilidade de Souza e Léo Gago - ótimos jogadores, contudo não para exercerem essa função.



O resultado foi a exploração das jogadas pelos flancos, com Gabriel e Julio Cesar, e o retorno de Bertoglio (e até André Lima) ao meio-campo para buscar a redonda. Só para registro, Marcelo Moreno sentiu aos vinte e poucos do primeiro tempo e foi substituído pelo camisa 99.

Como disse o técnico tricolor, a Copa do Brasil não permite erros. Entretanto penso que Luxa foi cauteloso demais. Apesar da fase, poderia ter iniciado com Marquinhos entre os onze, na vaga de Souza, Léo Gago, ou até mesmo Fernando. Apesar da fase, Marquinhos tem mais qualidade no passe e no cadenciamento - noves fora a experiência.

Ou poderia ter atuado no 4-4-2 mesmo, com Bertoglio de enganche, na ponta de um losango, somado a Fernando, Souza e Léo Gago. E na frente, Marcelo Moreno e André Lima. Ou Marcelo Moreno e Leandro.

No fim das contas, poucas chances foram criadas, para os dois lados (embora, justiça seja feita, os visitantes pressionaram nos minutos finais e quase chegaram ao segundo gol com direito a bola na trave e tudo mais). Somente graças ao arremate de Léo Gago de fora da área, aos 27 da segunda etapa, o Grêmio voltou para Porto Alegre com a vitória por 1 a 0, não evitando assim o confronto de volta, no dia 11, quarta-feira que vem.

No Twitter. No Facebook.

Um comentário:

kbritovb disse...

ae man gostei mto do seu blog
gostaria de fazer uma parceria com vc em um post, se interessar so responder no meu blog
http://ksasogra.blogspot.com