domingo, abril 01, 2012

Ofensividade máxima no Madrid

Cristiano Ronaldo, Benzema e Higuaín somam 99 gols na temporada 2011/2012, até o momento. Só o português possui 47 deles (37 feitos na Liga BBVA, onde o argentino tem 20 gols, e o francês 17).



Até pouco tempo atrás eles raramente jogavam juntos. Benzema e Higuaín disputavam a mesma posição, a de referência do ataque do 4-2-3-1 de José Mourinho. Era assim desde a temporada passada, e desde lá Karim levava vantagem.

Já o camisa 7 desde sempre foi, e é, o dono da ponta esquerda. A faixa central era, e acho que ainda é, de Özil. E a beirada direita era, até se machucar, de Di María. Quanto a Kaká, era, e acho que ainda é, banco.

O argentino sempre foi o dono da ponta direita - embora já tenha sido escalado por dentro nessa temporada. Também jogou por ali Callejón. Depois da lesão de Di María, todavia, Özil naturalmente pintou como nome forte para assumir a beirada destra do campo, com Kaká centralizado. Mas ultimamente quem tem atuado como ponteiro é Benzema. Foi assim no jogo contra a Real Sociedad, dia 24 de março, e foi assim na goleada sobre o Osasuna, neste sábado.

Di María está voltando, deve ser titular contra o APOEL na quarta-feira, porque o confronto está decidido. Contudo as partidas mais recentes mostraram que Cristiano Ronaldo, Benzema e Higuaín podem, e talvez devem, jogar juntos, seja com Kaká ou Özil por dentro. Para isso, porém, alguém irá sobrar (o que é normal devido à qualidade do elenco merengue). De qualquer forma, se Di María não renovar com o Real Madrid, Mourinho tem adaptado à posição Benzema (além de Özil, Callejón, e até mesmo Higuaín, que envetualmente inverte com o 9).

Quanto a Kaká, creio que seguirá reserva, pois parece que Mourinho aprovou jogar com três atacantes de ofício no seu 4-2-3-1. A briga do brasileiro ainda segue sendo, portanto, com Özil. E o alemão ainda segue com alguns pontos à frente no conceito do técnico.

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: