terça-feira, maio 22, 2012

Pré-jogo: paciência vs contra-ataque

Wellington Nem e Santiago Silva devem ser as novidades da partida desta quarta-feira, no Engenhão. Em jogo, uma vaga nas semifinais da Copa Libertadores da América. No duelo de ida, 1 a 0 para o Boca Juniors, na Bombonera. Por essas e outras, espera-se uma escalação ofensiva por parte de Abel Braga, com o camisa 18 entre eles.

Com Carleto no lugar do suspenso Carlinhos, o treinador tem tudo para abrir o canhoto Nem na direita e o destro Sobis na esquerda, com Thiago Neves por dentro e Rafael Moura na referência (Deco e Fred são desfalques). Entre os pontas, Sobis deve se aproximar de seu xará e arrematar a gol com mais frequência que Nem. Já a dupla de volantes, se o 4-2-3-1 for mantido, deve ser formada por Edinho e Jean, ambos encarregados em prestar atenção dobrada em Riquelme.



Pelo lado dos visitantes, creio em laterais mais presos, em função das presenças de Wellington Nem e Rafael Sobis (se é que vão mesmo existir). Com laterais menos soltos, cabe aos meio-campistas e aos atacantes as tramas de avanço. Portanto, além da dupla de atacantes (Silva e Mouche - ou Cvitanich), Riquelme pode alimentar Rivero e Erviti, dependendo de suas ligeiras ultrapassagens pelos espaços deixados por Edinho e Jean (se forem titulares, claro).

Apesar de ter entre os adversários Juan Román Riquelme, mestre da cadência e da distribuição, no Rio de Janeiro o Fluminense deve ter mais posse de bola e consequentemente menos oportunidades para contra-golpear. Logo, inteligência e paciência serão mais vitais ao Tricolor do que a correria e a velocidade. Ao time argentino, em contra-partida, interessa quase com exclusividade a transição rápida entre defesa e ataque (em regra passando pelo pé do 10).

Mesmo se sair atrás do placar, acredito no Boca focado no contra-ataque, pois até a derrota por 2 a 1 o classifica. Esse panorama só deve mudar em caso de vitória parcial do Flu por mais de dois gols de diferença, imagino eu. Teorias e tentativas de previsão à parte, no entanto, a bola rola para valer às 19h30 (horário de Brasília).

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: