terça-feira, março 05, 2013

A linha de três de 2014

Lucas faz aniversário em agosto. Mas podemos dizer que durante a Copa do Mundo, entre junho e julho de 2014, ele, Oscar e Neymar terão 22 anos. Indiscutivelmente um trio muito talentoso, porém jovem. Logo a questão que fica é: terão eles quilometragem para disputar como gente grande um torneio dessa magnitude?

Honestamente, creio que sim. Ao final do primeiro semestre de 2014 Oscar terá 2 anos de Chelsea no currículo, recheado de jogos pela fortíssima Premier League, pela Champions League, pela Liga Europa, e por aí vai. Já Lucas terá um ano e meio de PSG. Tudo bem que o Francês não é tão puxado quanto o Inglês, contudo se trata de um campeonato com atletas de várias partes do planeta, algo que agrega experiência internacional (sem falar na Champions).

Caso permaneça no Santos até lá, Neymar não terá vivido a aventura europeia. Um ato falho sob o ponto de vista da Seleção. Na mais "otimistas" das previsões, ele vai agora em agosto e acumula uma temporada na Europa antes da bola rolar na Arena do Corinthians. Se for agora em agosto (para o Barcelona, por exemplo), terá à altura da Copa experimentado 10 meses da elite do futebol mundial. Caso permaneça no Brasil, todavia, sua evolução será mais lenta. Ainda assim, trata-se do Neymar, né.



Embora venha sendo utilizado por Benítez pelas beiradas do 4-2-3-1 do Chelsea (com Di Matteo atuava por dentro), Oscar nasceu para o corredor central. É flutuando pela faixa central que ele consegue ser mais produtivo ao time. É por ali que ele ajuda os volantes, dialoga com os dois pontas, encosta no centroavante, infiltra-se na área, dita o ritmo e distribui o jogo com classe e categoria. Tem visão, tem passe, tem arremate. Completo.

No PSG de Ancelotti, Lucas é o right-winger. É o extremo-direito do 4-4-2 em linha adotado pelo treinador italiano (veja aqui). Perdeu um pouco da liberdade dos tempos de São Paulo para atacar, no entanto tem aprendido a trabalhar sem a bola e a recompor o flanco destro com eficiência. Apesar dos compromissos defensivos, ele funciona como a válvula de escape da equipe francesa, a peça-chave do contra-ataque. Por conseguinte, na Seleção, na ponta direita do 4-2-3-1 de Felipão, Lucas pode fazer algo semelhante (com Oscar por dentro e Neymar, claro, na ponta esquerda).

Partindo do princípio que essa será a linha de três na Copa do Mundo, talvez seja preciso injetar mais vivência ao redor dela. Talvez na dupla de volantes, com caras cascudos, que saibam jogar com a bola no pé. Até para aproveitar o entrosamento de Chelsea, David Luiz e Ramires poderiam fazer esse dueto, atrás de Oscar. Por sinal, pelo miolo do meio campo a Seleção contaria com três atletas do mesmo clube – o que, em tese, seria ótimo.

Quanto ao centroavante, todos estão carecas de saber que minha alternativa tem nome e apelido: Alexandre Pato. Atacante jovem, é verdade. Contudo soma 5 anos de Itália. E tecnicamente é superior a qualquer outro (Fred, Luis Fabiano, Leandro Damião, Luiz Adriano, etc). Se tiver sequência, sem dúvida a nove será dele.

Mas não quero desviar o foco desse post, que mira a linha de três, e não a dupla de volantes ou o centroavante. Em relação aos volantes e ao centroavante, são necessários posts à parte. Nesse, a pergunta é: Lucas, Oscar e Neymar terão cancha e bola para serem titulares em 2014? Evidente que tem muita água para rolar, nem sou vidente. Entretanto, para não ficar em cima do muro, aposto que sim.

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: