quinta-feira, março 28, 2013

Quem será o "10" do Flamengo?

Carlos Eduardo precisa de tempo. Vem de um longuíssimo período de inatividade, vai demorar para engrenar. Que vai engrenar, vai. Não tenho dúvida. Só tenho dúvida se a meia central é o melhor posicionamento para ele. No primeiro tempo da partida contra o Bangu, nesta quarta-feira, por exemplo, o camisa 10 atuou centralizado no 4-2-3-1 escalado por Jorginho. E foi mal, a ponto de ser substituído no intervalo (por Rodolfo, 19 anos, autor do gol que iniciou a virada por 2 a 1).

Veja aqui a prancheta.



Carlos Eduardo está jogando mal não pura e simplesmente por causa de seu posicionamento. Está jogando mal porque está longe de seu condicionamento físico e emocional (confiança) ideais. Teve problemas sérios no joelho no passado recente. No Rubin Kazan foram apenas 13 jogos (2 gols) em 2 anos. 13 jogos em 2 anos! Portanto a torcida, o elenco e a comissão técnica terão de ter paciência, porque cedo ou tarde seu futebol vai encaixar. Só não sei se pela faixa central.

Quando brilhou no Grêmio, voando fisicamente, Cadu jogava pela beirada. Na campanha vice-campeã da Libertadores em 2007, ele era o ponta-esquerda daquele 4-2-3-1 de Mano Menezes, ao lado de Tcheco e Diego Souza. No clube seguinte, o Hoffenheim, também: era o ponta-direita dum 4-3-3. Igualmente na Seleção, novamente sob o comando de Mano. Logo, não há como negar: seu histórico e suas características (velocidade, habilidade) mostram que ele é jogador de lado de campo, que num esquema com dois homens abertos, ele rende mais numa dessas vagas.

No Flamengo - e creio que essa seja mesmo a melhor opção - a linha de três do 4-2-3-1 é composta por Rafinha, Carlos Eduardo e Gabriel. Sempre lembrando que Cadu está longe do ideal físicio, são atletas leves, baixinhos, velozes e dribladores - peculiaridades das quais Jorginho pode tirar proveito. Precisam aprimorar as finalizações, é verdade. Mas o fato é que no momento o desafio é descobrir quem consegue ser mais produtivo ao time jogando pela faixa central, já que os três são mais caras de beirada do que meias.

Opinião? Analisando de longe, sem acompanhar os treinamentos, tenho a impressão de que hoje Gabriel é o mais qualificado para assumir esse papel. Sem abdicar do revezamento e as dinversões entre eles, hoje o ex-Bahia me parece o nome mais indicado para “assumir a 10”, deixando Rafinha e Carlos Eduardo pelas pontas.

No Twitter. No Facebook.

Nenhum comentário: