quarta-feira, janeiro 15, 2014

Coutinho, o melhor reserva do dez

Oscar veste a 11 mas é o camisa 10 da Seleção. É o único meia do elenco brasileiro. O único meia por inteiro, moderno. Características semelhantes às dele, para trabalhar naquela posição e exercer aquela função, nenhum outro atleta da lista de Felipão possui.



Claro, o Brasil pode erguer a Copa sem ter um reserva de ofício para Oscar. Não é isso que vai determinar o sucesso ou o fracasso verde e amarelo. Pode ser também que, se necessário, Willian venha a jogar pela faixa central do 4-2-3-1 (sua versatilidade permite essa ideia, joga fácil nas três posições da linhas de três). Numa possível briga direta com Coutinho por uma vaga, aliás, outros pontos a favor do ex-Shakhtar seriam as recentes convocações, onde esteve presente, e a proximidade com o torneio (faltam 148 dias). Ainda assim, suportado pelo resultado dessa enquete, acredito que Philippe seja a melhor alternativa.

Lembre-se, na Copa das Confederações, nos momentos em que Oscar foi substituído (geralmente por Hernanes), o treinador da Seleção trocou o 4-2-3-1 pelo 4-3-3, colocando Paulinho e Hernanes lado a lado no meio campo. Isso sempre acontece, com Hernanes ou Ramires entrando no segundo tempo. Sem Oscar na equipe, me parece que Luiz Felipe se vê "obrigado" a mudar o esquema tático, justamente por não ter outro meia do ramo no plantel. Com Coutinho no banco, por exemplo, se quisesse manter o time no 4-2-3-1, bastaria colocar o jogador do Liverpool no lugar do do Chelsea, se necessário. Mas, como disse, pode ser que ele enxergue em Willian esse cara. Eu, particularmente, não. Para jogar por essa faixa do gramado e excercer essa função de armação, prefiro Philippe Coutinho. Mas, como disse, não é o banco do Oscar que vai decidir a Copa a favor ou contra o Brasil, né. Ou vai?

Nenhum comentário: