quarta-feira, janeiro 15, 2014

Plantel de ponta no Cruzeiro

Pode ser que alguém chegue, pode ser que alguém saia (mais provável que alguém saia). Mas hoje pode-se afirmar com todas as letras - garrafais - que o melhor elenco do Brasil pertence ao Cruzeiro Esporte Clube (o mais valioso de 2013, diga-se, segundo esse estudo).

O Cruzeiro tem o melhor elenco do Brasil, acima de tudo, em função do balanceamento e da distribuição do mesmo. São dois ou mais atletas por posição divididos com igualdade pelos três setores (defesa, meio campo e ataque). Não se trata apenas em ter um "reserva à altura", mas sim ter um "reserva à altura", ou quase isso, em todas as posições do esquema tático adotado pelo treinador. Quantidade e qualidade em prol do equilíbrio.

Desde os tempos de Coritiba, Marcelo Oliveira utiliza o 4-2-3-1. Na vitoriosa campanha da temporada passada, não foi diferente. Logo, o sistema com linha de quatro, dois volantes, uma linha de três, mais o centroavante, deve continuar em 2014. Nada indica uma mudança.



Para a meia central, veja bem, Júlio Baptista deve ganhar a vaga de Ricardo Goulart, enquanto Alisson corre por fora. O próprio Éverton Ribeiro também gosta de atuar pelo centro, embora ele tenha se destacado partindo da ponta direita. Para as beiradas, aliás, as alternativas são fartas: Dagoberto, Willian, Marlone, Luan, Neilton, Lucca, Elber...

Claro, futebol não é pebolim, os jogadores jogam em mais de uma posição e são "improvisados" com frequência. Martinuccio, Éverton Ribeiro e outros, por exemplo, podem render satisfatoriamente nas três colocações da linha de três. Willian e Marlone, por exemplo, trabalham pelas duas extremas. E por aí vai. Caberá ao técnico decidir pela formação considerada ideal, de acordo com a disponibilidade dos atletas para o jogo em questão.

Pode ser que alguém ainda chegue, pode ser que alguém ainda saia. Em tese as negociações não foram encerradas, estamos na metade de janeiro. Ainda assim, se alguém sair ou chegar, deve ser um nome periférico, não dá para imaginar alguém de peso chegando ou saindo nesse momento. Ou seja: pode-se dizer com todas as letras - pelo menos eu enxergo essa unanimidade com clareza - que o melhor plantel do país pertence ao Cruzeiro. Não à toa, meu favorito à Libertadores (e ao Brasileirão). Se vai ganhar ou não, são outros quinhentos (em especial a competição continental, disputada em mata-mata).

Em tempo: Lucca volta para o Criciúma. E Neilton deve assinar nos próximos dias.

Nenhum comentário: