terça-feira, julho 17, 2012

Pré-jogo: Galo vs Colorado

Embora muitos repórteres ainda insistam em perguntar a atletas e técnicos sobre a lendária marcação individual, sabemos que hoje em dia (na verdade não é de hoje) essa prática é rara, pouco usual. Em regra a marcação é feita por zona e/ou pressão.

Contudo, pode-se atribuir ao confronto os duelos individuais por causa do posicionamento dos jogadores no gramado. A marcação não é individual, mas o duelo se repete com frequência. E o Atlético vs Inter desta quarta-feira, em Belo Horizonte, não deve ser excessão.

Pelo lado do Galo há mais certezas do que dúvidas no que diz respeito à escalação inicial. Apenas uma nota: suspenso, Jô deve dar lugar a Guilherme. Em contrapartida, não se sabe quem será a referência do ataque colorado (na minha previsão aposto em Mike). Há também interrogações em relação à linha de três. Quem completará o trio com D'Alessandro e Dagoberto? Aqui, penso em Marcos Aurélio.



Se assim for, a batalhas individuais, no meio campo, devem acontecer entre Donizete e D'Alessandro, Pierre e Guiñazu, e Ronaldinho e Elton. Já nas beiradas, Danilinho e Bernard devem bater de frente com Fabrício e Edson Ratinho, enquanto Marcos Rocha duela com Dagoberto e Júnior César com Marcos Aurélio (Lucas Lima?).

O ponto-chave do jogo, porém, pode estar mais avançado, na briga entre zagueiros e centroavantes. Rafael Marques e Leonardo Silva terão, em tese, menos trabalho para marcar Mike (se ele for mesmo o 9) do que terão os veteranos Bolívar e Índio para marcar Guilherme. Lenta, a dupla de zaga do Inter pode ser determinante contra uma equipe com jovens e velozes avantes (Danilinho, Bernard e Guilherme).

Teorias à parte, a bola rola na prática no Estádio Independência às 21h50, horário de Brasília. Líder, o Atlético tem 22 pontos na tabela, seis a mais que o sexto colocado Internacional.

No Twitter. No Facebook.

Um comentário:

Guilherme Alberto Rodrigues disse...

E deu Galo! O seu desenho tático não corresponde ao que rolou em campo. A colocação de Guilherme não foi essa, de centroavante de área, e Danilinho, sempre, é um atacante que vai e volta. Já Bernard tem utilizado muito as beiradas do campo, não necessariamente puxando para o meio, como seu desenho sugere.
No mais, é isso aí.
Gostei muito do seu blog.