quarta-feira, maio 07, 2014

Os 23 em suas respectivas posições

Futebol não se resume à tática. Outros fatores (técnicos, emocionais, físicos) pesam na hora da decisão. Entretanto a lista dos atletas que compõe o grupo da Copa (e o elenco de um clube de maneira geral) é baseada com força nas ideias de jogo do treinador e no esquema ou nos esquemas táticos que ele adota, de preferência com dois jogadores para cada posição.

Se partirmos do princípio de que a Seleção de Felipão atua basicamente em dois sistemas táticos (4-2-3-1 ou 4-3-3), fica fácil distribuir os 23 nomes na prancheta - sempre lembrando da margem de erro entre os ditos titulares e reservas. Portanto, sem dar muito peso nem importância a isso no momento (titulares e reservas), fica mais ou menos assim a relação jogador-posição, no 4-2-3-1 (o que julgo ser o plano A de Felipão).



Particularmente eu pedia Coutinho na lista porque não via no grupo um reserva imediato para Oscar. Na Copa das Confederações, por exemplo, quando Oscar era substituído (geralmente por Hernanes), o time trocava o 4-2-3-1 pelo 4-3-3. Sem um meia semelhante, me parece que, sem Oscar, Felipão se via "forçado" a mudar o esquema (repare nas aspas do forçado, trata-se apenas de uma natural variação). Mas Coutinho não foi necessário. Esse suposto problema foi resolvido com Willian, que no Chelsea de Mourinho desempenhou a função da faixa central diversas vezes, inclusive tendo sido eleito o Man of the Match contra o Stoke (confira aqui, com prancheta e mapa).

A versatilidade de Willian, aliás, conta demais a seu favor, já que ele não joga "somente" na posição x ou y. No 4-2-3-1, Willian rende bem nas três posições da linha de três. Ou seja: ele pode ser o 12º jogador de Felipão, ou até se tornar titular durante o torneio (Hulk e até mesmo Oscar que abram os olhos).

Já na outra alternativa (4-3-3), Willian deve ser opção "apenas" às beiradas.



Enquanto no 4-2-3-1 o XI é meio claro, no 4-3-3 - o que julgo ser o plano B de Felipão, mas pode ser que seja o plano A - me parece que a composição do XI está mais em aberto (especificamente o meio campo). Luiz Gustavo é o dono da cabeça de área, nós sabemos, porém David Luiz e Fernandinho têm jogado assim, à frente da zaga, em seus respectivos clubes (Chelsea e City). Logo, sombra Luiz Gustavo tem. Em relação às meias (se você quiser rotular como "três volantes", fique à vontade), Fernandinho também é sombra de Ramires, Paulinho e Hernanes. Isso porque em tese Paulinho, Ramires e Hernanes brigam por duas vagas no 4-3-3. Mas não será surpresa se dois deles dançarem para Fernandinho virar titular.

Enfim, a convocação de Scolari está equilibrada, está balanceada entre os setores e está bastante nivelada tecnicamente (nivelada por cima, diga-se). Neymar à parte, a diferença entre quem sai e quem entra, entre os chamados titulares e reservas, é bem pequena. Ou seja: elenco para ganhar a Copa, o Brasil tem. Se o Brasil será o campeão ou não, são outros quinhentos.

Nenhum comentário: