terça-feira, junho 16, 2009

Coringão x Colorado: o xadrez pré-jogo

Por uma questão numérica o meio-campo do Internacional leva uma leve vantagem sobre o do Corinthians.



Como Dentinho e Jorge Henrique (Boquita) atuam pelas beiradas, o miolo da meia-cancha alvi-negra tem os volantes Cristian e Elias e o meia Douglas, enquanto o Colorado conta com o cabeça-de-área Sandro, os volantes Guiñazu e Magrão e o meia D'Alessandro (Andrezinho). São três contra quatro.

Na minha cabeça há duas alternativas para o Corinthians minimizar esta vantagem teórica do Inter. Mano pode manter o 4-2-3-1 e adotar a marcação por zona, ou pode espelhar taticamente o duelo.

No primeiro caso, quando o time está sem a bola, os homens dos cantos do campo voltam para formar uma linha com Cristian e Elias. E no segundo Cristian faria marcação individual em Andrezinho, Elias e Boquita bateriam de frente com Guinãzu e Magrão, e Douglas teria Sandro à sua sombra.

O que Mano vai fazer?

Meu palpite é que ele escolherá a primeira opção. Pois, como costuma dizer o próprio, desde Riquelme naquela final da Libertadores de 2007, Mano Menezes não adere à marcação individual.

Se bem que neste episódio Cristian teria grandes chances de anular Andrezinho.

5 comentários:

P. L. F. V. disse...

O D'Alessandro não deve jogar, lesão na coxa...

JORGE CLAN disse...

Fala carlão, quanto tempo amigo, aqui é Jorge Clan, estou também no twitter e estou com 2750 seguidores no momento, sou também um dos melhores do brasil, na posição de número: 281, e no Blogblogs, estou no Geral na posição: 1458, entre todos do esporte entre os 10, e na categoria de futebol sou o 2 com mais links, 43, em cinco meses, estabo?
http://blogs.abril.com.br/agora.
Dá uma passada rápida em meu mini blog, que conta agora com 112 mil acessos em quase 6 meses de vida.

Thaís Poggio disse...

Carlão
O Blog está muito bom! Vou passar a acompanha-lo! Quando der passe no meu para ver se você gosta!

www.ligadonabola.com.br

Rafael Andrade disse...

O Boquita não vai jogar, está servindo a seleção sub-20, juntamente com o Renato (zagueiro do Corinthians), logo se o Jorge Henrique não jogar, não sei quem pode entrar para substitui-lo.

Vinicius Grissi disse...

Vai ser um jogo interessante. Apesar da desvantagem numérica, o Corinthians sempre conta com uma boa ajuda dos pontas na marcação, por isso não deve fazer tanta diferença.

Meu palpite é empate: 1 a 1. A decisão ficará para o Beira-Rio.