segunda-feira, maio 24, 2010

Interrogações alvinegras

Sou fã do Mano. Para mim é o melhor treinador em atividade no Brasil desde 2007. No entanto, neste ano, ele fez algo que ainda não consegui entender.



Na temporada passada o Timão jogou no 4-3-3 com Dentinho e Jorge Henrique nas pontas, e Douglas na articulação. Pelo visto na visão do técnico, nenhuma contratação foi capaz de suprir a ausência do camisa 10. Por isso o esquema foi trocado para o 4-4-2 em quadrado, com Ralf e Jucilei de volantes, Elias e Danilo nas meias, e Dentinho e Ronaldo no ataque.

Achei estranho porque o time sempre foi Jorge Henrique e mais dez. Mas tudo bem. Mesmo sem JH, se não dava show, a equipe estava direitinha. Contudo, no jogo da volta contra o Flamengo, no Pacaembu, pela primeira vez em 2010, Mano readotou a estrutura com três atacantes. E mesmo após a eliminação, o 4-3-3 continua, com o triângulo do meio-campo formado por Ralf, Jucilei e Elias.

É aí que entram as dúvidas, na minha cabeça. Por que o 4-3-3 foi descartado nestes primeiros meses? Por causa da falta de um armador gabaritado? Se sim, por que então o 4-3-3 retornou somente na partida da volta contra o Fla, e neste início de Brasileiro, sendo que o elenco é o mesmo?

Confesso que, pensando com meus botões, não chego a uma conclusão.

4 comentários:

Rafael Andrade disse...

É Carlão, eu sou corinthiano, e também não entendi nada do que o Mano fez nesse ano. Primeiro pq, EU achei que o Danilo seria o cara pra substituir o Douglas, mas desde a chegada dele o Mano diz que pretendia usa-lo pelos lados do campo. Então, quem iria articular as jogadas? O Dentinho? JH? Talvez ele pensasse no Tcheco pra fazer isso, mas o ex-gremista não começou bem no Timão e ainda se machucou. E o pior de tudo é: mexeu, mexeu, e o Corinthians ainda não rendeu na temporada. Fez apenas um jogo descente em toda a temporada, que foi na vitória sobre o São Paulo, e ainda assim sofreu três gols. Acho que ele ainda não encontrou o esquema ideal, e espero que não deixe se enganar com essas sofridas vitórias e procure a forma ideal do Timão jogar.

Intrigado disse...

mano vacilou. errou. é 1 bosta.

mas ja tirou danilo. agora vai!!!!!

Nicolau disse...

Danilo foi uma decepção pra mim. Não consegue um passe diferenciado, uma enfiada de bola, uma tabela. Tcheco teve momentos mais interessantes. Acredito que Bruno Cesar e Defederico devem ganhar espaço nesse time. Mas o fato é que Mano está demorando muito para decidir um jeito de jogar. E quando em dúvida, tende a recuar demais o time. A torcida corintiana tem dificuldades históricas de conviver com times assim e parte dos pedidos pela cabeça do treinador vieram (e vêm) daí. Sou favorável à manutenção de Mano, mas é bom que a coisa engrene logo.

Mario Dourado disse...

Ótima pergunta Carlão. Também não consigo entender isso.
Outra coisa que estranhei é que contra o Flu o time jogou com o Elias como meia (até saiu dizendo que não estava jogando na posição que deveria) e o Bruno César, que fez um Paulista espetacular, não ter nem uma chancezinha.
E o Defederico sempre entra bem mas nunca fica no time.