quinta-feira, setembro 08, 2011

Como joga o líder do Brasileirão

Há quase três semanas escrevi aqui no blog por que achava que Alex tinha de ser titular. Quando foi contratado, inclusive, publiquei uma prancheta com ele e mais dez. Apesar de ainda despertar certa desconfiança em alguns torcedores, mantenho minha opinião de olhos fechados: é o camisa 12 mais dez.

Contra o Flamengo, nesta quinta, não foi determinante e decisivo, mas foi bastante participativo. Organizou a equipe com relativo sucesso, sem falar nos inúmeros arremates de fora da área. Contudo o foco aqui não é o jogador em si, até porque não fez uma partida genial, mas sim o time, que joga no 4-2-3-1.



Na estrutura tática de Tite, pelo menos no confronto contra o Mengão, co-responsável por Ronaldinho, Alessandro pouco apoiou, ao contrário de Ramon, que chegou à frente diversas vezes. A exemplo do que fez Paulinho, provavelmente o segundo melhor em campo, atrás apenas do autor dos dois gols alvinegros.

Liedson, aliás, em alguns momentos do primeiro tempo inverteu de posição com Emerson, passando a jogar aberto na esquerda e buscando a diagonal. Do outro lado, Jorge Henrique, quando não estava marcando o lateral-esquerdo adversário, visava a linha de fundo.

Na segunda etapa, com Willian no lugar do 23 (e mais tarde Danilo no de Alex), o Timão ganhou fôlego, foi pra cima e chegou à virada merecidamente.

Para mim, o esquema e as peças estão bem definidos. A única disputa, me parece, é entre Jorge Henrique e Willian. E resta saber se com Adriano o treinador vai manter o sistema e deslocar Liedson para uma das beiradas.

3 comentários:

luiz zomignani disse...

tenho q dar o braço a torcer...alex titular, talvez nao tanto por merito proprio, mas por falta de concorrencia.

Nicolau disse...

Achava que não, mas estou começando a pensar que Liedsonn poderia jogar numa das beiradas. Ontem ele inverteu bastante de posição com o Emerson, confundiu bastante a defesa.

Blog Futebol Mundo da Bola disse...

Oi Carlos, beleza?
Eu acredito que o Alex é o armador que o Corinthians estava precisando para servir Liédson lá na frente.
Abraço.

futebolmundodabola.blogspot.com