terça-feira, outubro 11, 2011

A raiz da solução

Que eu me lembre Muricy Ramalho foi o primeiro a levantar a bola publicamente, ainda quando era técnico do São Paulo. À época ele dizia que estavam matando a formação de laterais e meias devido à adoção em massa de esquemas com três zagueiros nas categorias de base.

Lembro-me também de uma reportagem, se não me engano feita por Tino Marcos, à TV Globo, sobre o Barcelona. Entre outras coisas, a matéria exibia a padronização tática da chamada "cantera". A exemplo do time profissional, os da base jogavam, e creio que ainda o fazem, no 4-3-3 tradicional, com um volante, dois meias, dois ponteiros e um centroavante. (O 3-4-3 de Guardiola é uma exceção sacada da cartola.)

A imposição de um padrão estrutural nas categorias inferiores é importante não só para o condicionamento e adaptação dos atletas, mas também para o planejamento a longo prazo do clube. E isso fica nítido no levantamento do SPORT, onde os garotos aparecem em suas respectivas posições. Num futuro próximo, devemos ver algum desses nomes vingar na equipe de cima.



Logo após a conquista da última Champions League, publiquei um post questionando até quando duraria a supremacia azulgrená. Baseado na idade do elenco, apontava as posições que em tese precisavam de substitutos a medio prazo. Duas delas eram as de meia e ponta, ocupadas pelos trintões Xavi e Villa. Eis que na janela de transferências trouxeram ninguém menos que o meio-campista Fábregas, 24 anos, e o atacante Alexis Sánchez, 22 - sem falar no surgimento e afirmação de Thiago, 20.

O sucesso recente do Barcelona dentro dos gramados vai além da genialidade de Messi, da qualidade dos demais jogadores ou do dedo de Guardiola. O sucesso do Barça passa também, indiscutivelmente, pelo planejamento e pela execução do mesmo. E entre seus itens está, sem dúvida, a padronização do estilo de jogo da "cantera".

3 comentários:

Matheus disse...

A dita invencibilidade do Barça vai durar muitas épocas ainda. Seus principais rivais vem atrás de jogadores da base catalã e tentam adaptá-los mais tarde ao sistema ao invés de investirem em uma padronização tática logo na base. O segredo do Barça não é segredo algum; garimpagem ferrenha em busca de talento, treinamento árduo e personalizado e a boa implementação do 4-3-3 Holandês já na base.
Tendo em vista este sucesso eu acho desnecessária a compra de jogadores como o Neymar, que não acrescentaria nada além de mais um nome na extensa lista de atacantes que fracassaram na Azul-Grená.

Humberto Alves disse...

Olá Carlão,

Há algum tempo tenho observado o seu Blog e as suas observações sobre o mundo da bola são sempre bem sensatas.

O Clube da Aposta completou 1 ano, e com isso lançamos o nosso Blog, que você pode acessar pelo site www.clubedaposta.com/blog, gostaria de saber como posso contactá-lo para conversarmos sobre uma possível troca de links.

Grande abraço

Anônimo disse...

Venho aki convida-los para jogar um Jogo bem legal, com caracteristicas igual ao brasfoot, Cartola, com palyers On 24h chat..
O que é FutManager?
O FutManager é um jogo onde você é o técnico de uma equipe criada por você e escalada tambem.
Além de ter controle sobre táticas, escalação e técnicas de jogo, você também pode participar de campeonatos, comprar e vender jogadores, construir e10 melhorar o estádio e investir na melhora do centro de treinamento.
Não perca tempo, crie já sua equipe e participe e ainda concorram a varios prêmios.
1º colocado , 2 ganham camisetas do seu time oficiais
3º colocado ganha um Mp4
rank a cada Mês!!
venha participe ganhe ja seus premios ^^
PARA PArticipar e poder concorrer a premios façam o cadastro aqui \/
http://futmanager.com/futebol-online/s-jr.html