quarta-feira, outubro 12, 2011

Ronaldinho resolve na bola parada

Quando se tem um homem a menos em campo, geralmente adota-se o 4-4-1 em linha. É o que manda a cartilha do treinador. Distribuídos em duas linhas de quatro, oito jogadores marcam por zona e preenchem os espaços dos setores de defesa e meio-campo.

A estratégia também muda. A manutenção da posse de bola dá lugar aos contra-golpes. Defender com eficiência e ser rápido na transição ao ataque, em regra na velocidade dos extremos da segunda linha, em cima da adiantada linha de zaga adversária.

Embora não tenha abdicado da posse - até porque precisava correr atrás do placar -, acho que foi isso que Mano tentou fazer no segundo tempo diante do México. Após a expulsão de Daniel Alves, sacou Lucas Moura, colocou Adriano na lateral direita, abriu Hulk e Neymar nas pontas e deixou Ronaldinho na frente. Apostou na rapidez dos camisas 11 e 20 pelos flancos, e nos passes e lançamentos do 10.



Entendo que Ronaldinho seja o cara da bola parada, o mais experiente do elenco, a referência da equipe, porém eu teria feito diferente. Teria tirado o flamenguista, não o são-paulino. Pelo seguinte: R10 não tem as pernas e o pulmão do jovem Lucas. Neymar funcionaria como o ponta-de-lança, centralizado, também armando o jogo, e Hulk e Lucas trabalhariam pelos lados, marcando e atacando.

Porém os 45 minutos finais mostraram que Mano estava certo. Ronaldinho foi o dono do empate e Marcelo o responsável pela virada. No entanto, sem querer ser chato, ressalto que o segundo gol verde-amarelo nasceu do talento individual do lateral do Real Madrid. E o primeiro, de um tiro direto.

A vitória veio e é isso que importa. É verdade que a Seleção não jogou bem, mas nesse momento de relativa pressão, os "três pontos" eram o que interessavam. Só que, sem querer ser chato, muito menos pegar no pé, acredito que ser suportado apenas pela bola parada é muito pouco para Ronaldinho. Para seguir na lista e permanecer até 2014, é preciso mais. Muito mais.

PS.: A imagem é do SPORT TV.

Um comentário:

Anônimo disse...

bom jogo do hulk,tenho dito que tem de ser chamado regularmente!em pouco tempo sera titular de caras nesta seleçao

força givanildo vieira de souza