sexta-feira, dezembro 09, 2011

Pré-jogo: Real Madrid x Barcelona

Acredito que tanto José Mourinho quanto Pep Guardiola vão preservar as estruturas táticas habituais de suas equipes: Madrid no 4-2-3-1, Barça no 4-3-3.

Acho pouco provável que o treinador português mude o estilo de jogo, como fez em carnavais passados, por exemplo. Na 32ª rodada da Liga anterior (16/04/11), Mourinho adotou o contra-ataque escancarado em pleno Santiago Bernabéu, num 4-1-4-1 com Pepe entre as linhas de quatro (veja aqui). Os donos da casa até que se defenderam bem, mas o placar ficou no 1 a 1.

Já em agosto, na estreia desta temporada, pela Supercopa, o Real Madrid voltou ao 4-2-3-1 corriqueiro (aqui). Por essas e outras penso que os blancos começarão no esquema usual, com Khedira e Alonso de volantes, Özil na meia central, Di María e Cristiano Ronaldo nas pontas, e Benzema de centroavante - embora o SPORT especule Coentrão titular e Özil banco.



Também não creio que Guardiola irá utilizar o 3-4-3. Se por um lado ele poderia ganhar em superioridade numérica no miolo do meio de campo (Khedira, Alonso e Özil contra Busquets, Xavi, Iniesta e Fábregas), por outro imagino que ele não seja louco para deixar Piqué, Puyol (Abidal) e Daniel (Abidal) no mano a mano com Benzema, Di María e Cristiano Ronaldo.

Portanto se não ocorrer nenhuma surpresa, e se forem essas mesmas as escalações (Alexis pode pintar, para marcar Marcelo), os duelos individuais serão bem definidos: Arbeloa x Villa, Marcelo x Pedro, Pepe/Ramos x Messi, Khedira x Iniesta, Alonso x Xavi, Özil x Sergio Busquets, Di María x Abidal, Ronaldo x Daniel Alves, e Benzema x Piqué/Puyol.

Nunca é demais lembrar, porém, a movimentação de Messi: o recuo para receber no setor do meio-campo e enfiar na medida para as infiltrações na área dos meias (Xavi e Iniesta) e dos pontas (Villa e Pedro).

O xis da questão é: será que, mesmo no Bernabéu, o Barcelona vai ter mais posse de bola, como acontece em 99,9% dos casos? Ou será que os anfitriões vão conseguir reter a pelota, ao invés de visar apenas o contra-golpe? Eu apostaria na segunda opção. O Madrid deve tentar manter a posse. Se vai obter êxito ou não, são outros quinhentos. Agora, se marcar o primeiro gol nos primeiros 15, 20 minutos, não tenho dúvida de que a ordem será contra-atacar.

Previsão à parte, o pontapé inicial será dado às 19h (Brasília), neste sábado, em partida válida pela 16ª rodada do Espanhol. Com um jogo a mais na tabela, hoje o Barcelona está a três pontos do líder.

3 comentários:

Anônimo disse...

Jogo estilo brasfoot, só que é online e você não precisa baixar nada.
-
Neste jogo você monta seu time, compra/vende jogadores, constroi CT, CB , CR , ESTADIO, joga amistoso e campeonatos com seus amigos.
-
Os melhores do ranking ganham prêmios reais, ou IN-GAME, o criterio fica a sua escolha.
-
Então ta esperando o que para jogar ?
-
Clique, Cadastre-se e Divirta-se.
-
Como cadastrar :
-
Cadastrem ai você ira receber um e-mail com sua senha !
-
depois é só vc logar, criar a equipe !
cadastre-se nesse site >>
http://futmanager.com/futebol-online/gama-df.html
chames seus amingos tbm pra enbacar nesse jogo.

Patryck Leal disse...

Primeiro desafio do Super Quiz, participe:

http://fcgols.blogspot.com/2011/12/super-quiz-primeiro-desafio-lancado.html

Felipe Simonetti disse...

O MARCA botou o Alexis de titular, mas OPovo disse que Fábregas vai no ataque (acho improvável). O mesmo MARCA disse que no Real, Ozil fica no banco para a entrada de Diarra.
Abraço