quarta-feira, fevereiro 20, 2013

Pré-jogo do choque tricolor

Terá Luxemburgo a audácia de iniciar com Vargas, Barcos e Welliton? Particularmente entendo que seja a melhor alternativa para o Grêmio, não somente para encarar o Fluminense no Engenhão, nesta quarta-feira, mas também para o desenrolar da temporada. Na minha primeira prévia, quando Barcos estava sendo contratado, inclusive, essa foi a opção mais pertinente que me veio à cabeça, no 4-3-3 (confira aqui).

As interrogações que cercam esse clássico pairam apenas sobre a Azenha. Se por um lado o desentrosamento transborda, e ainda não se sabe ao certo quem é quem no time, do outro existem certezas e mais certezas, afinal, a equipe de Laranjeiras é a mesma do ano passado, que conquistou o Brasileirão.

Se Luxemburgo ousar, escalando o trio na frente, provavelmente os duelos da meia cancha ficarão estabelecidos entre Edinho e Zé Roberto, Jean e Elano, e Deco e Souza. Evidente que a marcação não é individual, porém na maior parte do tempo devem ser estes os confrontos. Já pelas beiradas, Bruno e Carlinhos bateriam de frente com Welliton e Vargas, enquanto Wellington Nem e Thiago Neves pegariam André Santos e Pará. As investidas do ligeiro e habilidoso Nem em cima e às costas de André Santos, aliás, podem ser perigosas. Essa pode ser a batalha-chave.



Honestamente, acho difícil Luxa iniciar dessa maneira. É mais provável que Welliton comece no banco e Fernando no campo. (Não creio que ele cometerá novamente o erro bizarro de começar com Adriano na vaga de Fernando, como fez contra o Huachipato.) Logo, se assim for, o Grêmio deve manter o esquema do primeiro tempo da partida da semana passada: um 4-2-3-1 com Vargas, Elano e Zé Roberto na linha de três, e a dupla de volantes composta por Souza e Fernando.

Outra possibilidade, ainda com Welliton na reserva e Fernando no gramado, é o povoamento do meio de campo por parte do Grêmio. Ao invés de atuar aberto à esquerda, Zé Roberto flutuaria mais pelo corredor central, transformando a estrutura num 4-4-2. Caso isso ocorra, pode ser que Abel faça o mesmo, para igualar numericamente o setor, passando Thiago Neves para a faixa central, espelhando taticamente a peleja.

Não são poucas as opções. Com certeza existem outras, que sequer passaram pela minha mente no momento, e que por uma série de detalhes deixei de fora desse post. Por isso nesse início de temporada podemos dizer que, talvez esse Fluminense vs Grêmio seja o jogo onde o xadrez pré-partida tenha tomado dimensões maiores do que em outros carnavais - claro, também em função de sua importância, em especial graças à derrota do Grêmio na Arena na estreia da fase de grupos. Teorias e tentativas de previsão à parte, a bola rola na prática às 22h (horário de Brasília).

No Twitter. No Facebook.

2 comentários:

Cleber Soares disse...

Carlão, o flu é o grande favorito.

tem melhor time e joga em casa. É um dos grande favoritos ao título.

Já o Grêmio, mesmo tendo um bom lenco, ainda esta longe de ter um bom time, isso só se adquire com o tempo, e é justamente esse o problema, a falta de tempo. O imortal vai ter que arrumar a aquipe caminhando na competição, e uma derrota hoje pode complicar muito a vida do imortal na competição.

BLOG DO CLEBER SOARES
www.blogdoclebersoares.com

SOMOS FLAMENGO
somosflamengo33.blogspot.com

Leonardo Fernandes de Miranda disse...

Carlão, será um belo jogo. O Flu está bem entrosado, embora ainda um pouco lento demais em 2013. O Luxa disse que com o barcos ele pode reprisar a mesma dinâmica do Palmeiras em 93, com o argentino fazendo o mesmo papel de Evair: saindo da área para acionar as diagonais dos atacantes. Ousado, como o Luxa sempre foi. Mas acho que pelo momento da vitória urgente do Grêmio, ele vai de 4-2-3-1 mais trancado no meio. Impossível prever algo...

paineltatico.com