terça-feira, setembro 30, 2014

Um resumo do futebol brasileiro

Te pergunto: por que as transmissões televisivas do Brasil jamais enquadram os vinte jogadores de linha? Te respondo: porque aqui no Brasil o foco é no individual, e não no coletivo. Tanto dentro de campo quanto fora de campo. Tanto por parte de quem treina e joga, quanto por parte de quem analisa, administra e torce.



O melhor exemplo recente, dentro de campo, sem dúvida alguma é a Seleção de Felipão na Copa 2014 (leia aqui o que eu pensei e penso a respeito). Já fora de campo, os exemplos são diários e estão por todos os lados. Basta analisar as análises feitas pela maioria dos jornalistas e torcedores, e as decisões tomadas pelos cartolas, para reparar que elas geralmente são baseadas no indivíduo, e não no coletivo.

Em outras palavras, a culpa é de todos nós.

PS: Na imagem acima (vinte jogadores de linha enquadrados), CSKA vs Bayern, jogo disputado nesta terça, válido pela segunda rodada da fase de grupos da Champions League. Destaque para o compactado 5-4-1 do time russo, atuando em casa. Placar final: 1 a 0 para a equipe de Munique, gol de Müller, de pênalti.

Nenhum comentário: