quinta-feira, março 08, 2007

Convocação da Seleção

Goleiros: Helton e Júlio César
Laterais-esquerdo: Kléber e Gilberto
Laterais-direito: Daniel Alves e Ilsinho
Zagueiros: Lúcio, Juan, Alex e Luisão
Volantes: Josué, Mineiro, Dudu Cearense e Gilberto Silva
Meias: Ronaldinho Gaúcho, Diego, Kaká e Elano(?)
Atacantes: Robinho, Sóbis, Love e Fred

• Grêmio e Inter jogam, pela Libertadores, um dia após o segundo jogo do Brasil. Por isso, Lucas e Pato, imagino eu, não foram convocados.

• Dunga diz que alguns jogadores, como Rogério Ceni, Zé Roberto (Santos), entre outros, não precisam ser testados. Diz que já se sabe o quê esses jogadores podem dar à Seleção. Seguindo este raciocínio, fica a dúvida: Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Lúcio, Juan e Robinho já não foram testados, na Seleção?
• Por que os jogos são feitos na Europa? Américo Faria diz que é uma questão de logística. Que não tem porquê jogar no Brasil, se a maioria dos jogadores atua na Europa. Se fosse por isso, a Seleção nunca mais jogaria no Brasil. O fato é que, jogar na Europa, dá muito mais dinheiro. Pelo que entendi, existe uma empresa que contratou os "serviços da Seleção Brasileira". Sendo assim, esta empresa que decide onde o Brasil vai jogar.
• Nomes que não servem para a Seleção: Helton, Dudu Cearense, Rafal Sóbis e Vágner Love. É fácil apontar o problema sem trazer a solução. Então, para o lugar de Helton, Bruno, do Flamengo (já que Rogério, Marcos e Dida já foram "testados"). Para o lugar de Dudu Cearense, Tinga, ex-Inter (já que Lucas não pôde ser convocado). Para o lugar de Sóbis e Vágner, não sei, já que Nilmar está machucado, e que Pato tem compromisso pela Libertadores.
• Tática: Pra mim, Elano é volante, e não meia. Ronaldinho é um falso terceiro atacante (tenho um grande sonho: ver a Seleção jogando num 4-3-3, estilo Barcelona, com Ronaldinho na ponta-esquerda, Robinho na ponta-direita, e Adriano ou Fred, de centro-avante). Para a dupla (e não trio, infelizmente) de ataque, a combinação de um centro-avante forte, e um segundo-atacante, que cai pelos dois lados, me agrada. Não sei a você. Portanto, Fred é o único chamado camisa 9. Temos três camisas 11: Vágner, Robinho e Sóbis.
• "Novos" nomes: Daniel Alves. Simplesmente, foi eleito o melhor jogador da Copa da Uefa, na temporada passada. É um dos jogadores mais valorizados no mercado Europeu. E tudo isso, não à tôa. Demorou para ser convocado; Ilsinho. Foi convocado rápido demais. Afinal, ele recém retornou aos gramados, após alguns meses inativo. Mas, de fato, merece estar na Seleção. Não sei se nessa convocação; Kléber. Demorou, também. E deve ser titular, ou Gilberto ainda não foi "testado"?; Josué. Vou usar uma palavra nova: demorou! Pra mim, o jogador que tem mais importância, num time de futebol, é o volante. O São Paulo ganhou tudo que disputou, entre 2005 e 2006, graças (não somente) à dupla Josué-Mineiro.
• Nota triste: possivelmente, e, provavelmente, Kaká e Ronaldinho não jogarão juntos. Dunga prefere ter no meio-campo, três volantes, e apenas um homem de criação. Ou Kaká, ou Ronaldinho. Tomara que eu esteja enganado.
• Vou escalar meu time titular, na formação que desejo, com os convocados de Dunga: Júlio César; Daniel Alves, Alex, Juan e Kléber; Josué, Mineiro e Kaká; Ronaldinho, Fred e Robinho. E você, como escalaria a Seleção, utilizando somente jogadores desta convocação?

4 comentários:

Maycon disse...

Infelizmente estamos vendo, mais uma vez, um técnico que eu considero "pau-mandado" da imprensa. Leva jogadores que estão se destacando no campeonato paulista, ou então antigos jogadores dos mesmos clubes. Alguns podem ser considerados exceções, como é o caso de Ilsinho, bom jogador que me agrada muito.

Helton, Dudu Cearense, Rafal Sóbis e Vágner Love. Como você disse, podem ser jogadores que não servem para a seleção, salvo Rafal Sóbis. Todavia, temos melhores atletas no Brasil para essa posição. Dênis Marques do Atlético-Pr por exemplo, um dos mais injustiçados pela seleção na minha opinião. Já no gol, ainda sonho em ver Andrey, ex-goleiro do Fuigueirenese no ano passado, vestir a amarelinha.

Também não gosto do posicionamento de três volantes e apenas um meia de armação. Vamos ver se essa seleção realmanete dara certo.

Muito boa a coluna, teh mais.


Maycon Alves
saturei.com

Anônimo disse...

Acho que o Dunga é mais "pau-mandado" da CBF, do que da imprensa.

Bela lembrança! Dênis Marques joga muita bola. Deve ser tradição do Atlético-PR, porque, pra mim, os dois melhores centro-acantes do país, são Aloísio e Dênis Marques.

Unknown disse...

Na minha escalação, Lúcio (Peito de bomba) eh titular absoluto..

Agora, concordo no ponto do Rafael Sobis.. quero distancia dele.. pra atacante com chegada, boto fé em Leandro do SP, que esta em uma fase excelente!

[s]

Anônimo disse...

Olha... concordo mais com a convocação do Andrey do que com a do Denis Marques. Nao tinha me lembrado dele, mas com certeza eh mais goleiro (pelo que mostrtou no ultimo brasileiro) que Helton, Fabio e, talvez, Julio Cesar. Ainda acho o Gomes mais goleiro que ele.
Nao gosto do Sóbis, eu levaria o Anderson do Porto no lugar de dele... pra jogar no ataque aberto pela direita ou esquerda.