quinta-feira, maio 21, 2009

A briga pela titularidade

Baseado na bela lista de Dunga, escalei o time que ao meu ver é o ideal.

Já vimos aqui no blog que a Seleção possui duas variações táticas, o titular 4-2-3-1, e o reserva 4-4-2 em losango. Portanto vou respeitar estes esquemas para eleger os onze que, na minha cabeça, deveriam enfrentar Uruguai e Paraguai nos dias 6 e 10 de junho, e posteriormente mostrar serviço na Copa das Confederações.

Primeiro no plano tático habitual:



Na lateral direita eu optaria por Daniel Alves, mas em função de Nilmar ser o ponta-direita que teoricamente volta menos, vou de Maicon por ele ter maior poder defensivo e vigor físico. E na esquerda, na minha opinião, André Santos é e está melhor que Kleber.

A dupla de volantes obrigatoriamente precisa saber jogar com a bola no pé. Felipe Melo até sabe. Gilberto Silva não. Elano e Ramires dariam mais qualidade à saída de jogo, vindo lá de trás (embora para Dunga Elano e Ramires sejam meias, e não volantes).

Na outra opção, o 4-4-2 com o losango no meio-de-campo, minha dupla de ataque seria formada por Nilmar e Pato.



Eu sei que tirar a titularidade de Luís Fabiano seria bastante injusto. Mas para mim Pato é craque (Nilmar também. Robinho seria banco).

Neste formato é interessante que os dois atacantes se movimentem aos montes, quase sempre com velocidade. Luís Fabiano é centroavante de área. Por isso no 4-2-3-1 ele é meu camisa 9, e no 4-4-2 não.

Como a defesa é protegida por, em tese, três volantes, neste sistema Daniel Alves entraria na vaga de Maicon para dar mais técnica às infiltrações pela direita. Com Felipe Melo e Elano cobrindo este lado, o lateral direito poderia avançar com alta frequência, como gosta Daniel.

Outra alternativa, neste 4-4-2, seria Ramires na cabeça-de-área, com Elano na direita e Anderson na esquerda, logicamente com Kaká à frente, complementando o losango.

Evidentemente que estes não serão os titulares de Dunga. Mas vale o exercício. De qualquer forma, reitero que, para mim, o contestado técnico da Seleção foi muito bem na convocação.

4 comentários:

Unknown disse...

Luis Fabiano e Pato no ataque

Anônimo disse...

ai carlão coloca um link do meu site no seu
coritiba-eternamente.blogspot.com

Rafael Andrade disse...

Eu queria ver era o Denilson do Arsenal nessa seleção, acho ele muito melhor que Gilberto Silva e Felipe Melo e poderia dar uma qualidade melhor a esse meio campo. E achei meio impropria a hora pro Dunga resolver "olhar" o futebol brasileiro, desfalcando 4 times nessa reta final de Copa do Brasil e Libertadores. Valeu.

Unknown disse...

É Carlão. Você é um sonhador. hehe Sabe quando o dunga vai deixar o Gilberto Silva no banco? Nunca!

Mas seus esquemas estão ótimos. Só não concordo muito com o seu 4-2-3-1, onde não temos um volante mais marcador.

Abraços!
Bruno Silva
http://www.ladobdocassete.com.br