sexta-feira, outubro 07, 2011

O domínio dos campeões do mundo

Dois jogadores do Chelsea, um do City e o resto dividido entre Barcelona e Real Madrid. Essa foi a Espanha que visitou a República Tcheca, nesta sexta-feira, pelas Eliminatórias da Eurocopa 2012, e conquistou sua sétima vitória em sete jogos: 2 a 0 (Mata e Alonso).

Na teoria os canhotos Silva e Mata são os pontas. Na prática, porém, não atuam como tal. Os camisas 21 e 13 flutuam em demasia pelo corredor central, encostam nos meias, se aproximam um do outro e invertem de lado com relativa frequência. A mobilidade de ambos confunde o adversário e garante a manutenção da posse de bola.



O domínio da posse de bola, aliás, permite que Serio Ramos e Arbeloa avancem simultaneamente, o que não é muito comum no futebol contemporâneo. Isso é possível também graças à qualidade de Xavi e Alonso. Praticamente todas jogadas pelo meio passam pelos pés dos meias.

O domínio da posse de bola, todavia, não foi traduzido em finalizações no primeiro tempo. Apenas duas. Dois gols, é verdade. Mas apenas duas. No segundo, no entanto, esse número cresceu. Foram sete (duas no alvo, cinco fora). Os tchecos, na outra mão, em 90 minutos, arremataram somente duas vezes. As duas para fora.

Para registro, desde os 11 da etapa final, a Espanha jogou com um homem a mais. E no 4-2-3-1, com Puyol (na vaga de Ramos) ao lado de Piqué na zaga, Albiol na lateral direita, Arbeloa na esquerda, Javi Martínez (Alonso) e Busquets de volantes, Xavi por dentro, Mata na direita, Villa (Torres) na esquerda e Silva na frente, em função de sua movimentação, não como referência, mas como "falso 9".

Líderes do Grupo I, Del Bosque e seus comandados chegam a 21 pontos em 21 disputados - seguidos por República Tcheca (10 pontos), Escócia (8), Lituânia (5) e Liechtenstein (4).

Se a Eurocopa fosse amanhã, o favorito teria nome e apelido. E mais: se a Copa do Mundo do Brasil fosse amanhã, o favorito atenderia pelo mesmo nome: Espanha.

3 comentários:

Felipe Simonetti disse...

Gosto muito desse jeito espanhol de jogar. A troca de passes e eficiência deste time me encantam.

Esse meio joga de uma forma bem interessante. Xavi e Alonso armam bem enquanto Silva e Mata apoiam (com força) o ataque.

Muito boa análise,
Abraço

Anônimo disse...

Boa tarde dono do blog, como vc faz para colocar seu banner no meio da tela?

Produtos Flamengo disse...

O futebol espanhol é muito admirável!