terça-feira, abril 28, 2009

Barça para no bloqueio do Chelsea

Se fizesse algum, maravilha. Se não fizesse nenhum, também seria só alegria. O objetivo traçado pelo time inglês nitidamente era não levar gol no Camp Nou. Objetivo este que, na base da retranca, foi alcançado. O placar sequer foi inaugurado.

O técnico Guus Hiddink abriu mão de duas coisas nesta terça-feira: do esquema que vinha sendo utilizado, e de atacar os donos da casa. O Chelsea se fechou com duas linhas de quatro (muitas vezes uma de quatro e uma de cinco), deixou Drogba isolado na frente, e esperou o relógio andar. O centroavante, diga-se, teve uma única chance, claríssima, para marcar, mas Victor Valdes não permitiu.



O Barça, com seus 70% de posse de bola, bem que tentou. Até criou uma ou outra oportunidade com Eto'o, Henry, Iniesta, mas de nada adiantou. A barreira inglesa estava intransponível.

Só que tem o seguinte. Na partida de volta, em Londres, o Chelsea não vai ficar atrás. Automaticamante vai para cima do Barça, e consequentemente vai dar espaços para Messi e companhia.

Na Espanha só um time quis jogar. Na Inglaterra os dois vão sair para o jogo. Aí veremos se os defensores da equipe londrina irão conseguir frear o ataque azul-grená. E, claro, se os defensores do esquadrão catalão conseguirão segurar as investidas da artilharia dos Blues.

Um comentário:

1982 Esporte Clube disse...

Foram 2 propostas de jogo muito claras. O Barcelona em seu tradicional estilo e o Chelsea, do inteligente Hiddink, sabedor de que se abrir contra o Barça, leva mesmo.

Longe de considerar a postura dos ingleses, uma postura covarde. Diferentemente do que se observa no Brasil, os experientes treinadores europeus não "jogam prá torcida". E o Hiddink, conscientemente, diferentemente do Klismann, levou a decisão para o Stamford Bridge.

Tudo bem...o volume de jogo do Barça foi infinitamente maior: 67% a 33%. Mas tenho certeza que isso também era esperado. Assim como se contava com alguma falha da defesa do Barça para que o contexto tático do jogo pudesse mudar um pouco.

O Barça falhou mesmo mas o Drogba chutou em cima do Valdes.

E as chances criadas pelo Barça não foram tantas como esperav o torcedor mas numa média que eu também acredito que o Chelsea contava. Por mais eficiente que seja, segurar uma artilharia daquela durante 90 minutos é impossível.

Prá isso, todo grande time começa de um grande goleiro e com o Chelsea não é diferente.

Apesar do resultado agradar mais aos ingleses, não representa nada em termos práticos para o próximo jogo.

É bem verdade que o gramado do Stamford Bridge é menor que o do Camp Nou, e mesmo que o Chelsea saia mais pr'o jogo, a marcação fica mais facilitada por esse fator. Mas, absolutamente indefinido.

FORTE ABRAÇO!