sábado, fevereiro 07, 2015

Quem é melhor: BBC ou MSN?

A comparação entre jogadores se torna mais fiel à realidade, na medida do possível, quando eles atuam na mesma posição do mesmo esquema tático. Ou seja, se um time joga no 4-4-2 em losango e o outro joga no 4-4-2 em linha, por exemplo, a comparação entre alguns meio-campistas pode ser distorcida. O trabalho de um carrilero no 4-4-2 em losango é diferente do trabalho de um winger no 4-4-2 em linha. O trabalho do zagueiro da sobra num esquema com três zagueiros em tese é menos difícil do que o de um zagueiro num esquema com linha de quatro. E por aí vai. São vários os exemplos que se enquadram nessa visão. Inclusive BBC ou MSN.

Quando Real Madrid e Barcelona se estruturam da mesma maneira, vejo mais sentido na comparação entre seus trios de ataque. E isso tem acontecido com frequência de uns tempos para cá, uma vez que Luis Enrique, enfim, definiu o 4-3-3 como sistema padrão, ao passo que Ancelotti tem variado entre o 4-4-2 em linha e o 4-3-3. Desde que Modric se machucou, o 4-3-3 tem sido mais utilizado que o 4-4-2 – o sistema padrão, o sistema titular desde a reta final da temporada passada, hoje com Kroos e Modric volantes, Bale e James/Isco nas extremas, mais Benzema e Ronaldo no ataque. De uns tempos para cá, contudo, com Modric indisponível (mais de mês), tanto a equipe da capital quanto a da Catalunha têm atuado no mesmo esquema: o 4-3-3. Em outras palavras, mais do que nunca a comparação entre BBC e MSN faz sentido.



Qual o melhor trio? Bom. Analisando apenas pelo lado do talento, votaria 100% no do Barcelona. No quesito talento, para mim Messi (ponta-direita) supera Gareth Bale (ponta-direita), Suárez (centroavante) supera Benzema (centroavante) e Neymar (ponta-esquerda) supera Cristiano Ronaldo (ponta-esquerda). Veja bem. Eu disse no quesito talento. No quesito colírio para os olhos, digamos assim. No entanto o futebol não é feito somente desse lado lúdico. Apenas talento não basta. Noves fora que outros fatores não podem ser deixados de fora, como o momento do jogador, a fase da carreira, o que ele representa, sua eficiência, seu número de gols, etc.

Acho que todo mundo concorda que Suárez é mais jogador que Benzema. Assim como tenho certeza de que todo mundo concorda que a fase do nove francês é melhor que a do uruguaio. Na verdade, quanto a isso, não é preciso concordar ou discordar. É um fato. Assim como – outro fato –, ontem, hoje e sempre, Messi é melhor que Bale. Ressalva seja feita, porém, ontem, hoje e sempre, Messi é melhor do que qualquer ponta-direita. Logo, relaxe, Gareth. Neymar idem. Pode relaxar. Embora eu esteja louco para afirmar isto neste post, não dá para dizer que ele seja melhor que Cristiano Ronaldo. Talento à parte, no geral, na balança, embora eu esteja louco para afirmar isto neste post, hoje não dá para dizer que Neymar é melhor que Cristiano Ronaldo. O cara é o Bola de Ouro. Ponto.

No fim das contas, portanto, apesar de eu gostar mais do trio MSN, apesar de eu enxergar no trio do Barcelona algo extraordinário, algo raro de se ver, hoje considero o trio BBC melhor, basicamente em função da fase esplendorosa de Benzema, e da superioridade de Cristiano Ronaldo em relação a Neymar. No longo prazo, todavia, vejo a supremacia azulgrená. Neymar (23 anos) está numa reta ascendente, enquanto Cristiano Ronaldo (30 anos) em tese já atingiu seu pico. Já Suárez (28 anos), na medida em que o tempo passa e o entrosamento aumenta, na medida em que se sente mais em casa a cada dia que passa, tende a se destacar mais do que Benzema (27 anos), pois é muito mais jogador. Quanto a Messi (27 anos), bom. Relaxe, Bale (25 anos). Não há nada que você possa fazer. Aí não tem comparação.

Nenhum comentário: