quarta-feira, março 18, 2015

Lionel Messi, o assistente

Não é de hoje que Messi é mestre no passe diagonal para a ponta esquerda. Por essas e outras, quando Neymar foi contratado, publiquei este post aqui, projetando várias assistências do camisa 10 para o camisa 11. Errei por uma temporada. Em 2013/14 isso não ocorreu tanto. Mas em 2014/15, como você sabe, se tornou rotina. E isso acontece graças à visão de jogo e à qualidade técnica do gênio argentino, além do poder de finalização do craque brasileiro. Canhoto, quando Messi parte para dentro vindo da ponta direita com a bola dominada, abre-se um mundo na ponta esquerda, e o destino do passe é sempre certeiro. Ou quase sempre.



Repare no mapa acima. São os passes de Messi diante do Manchester City, nesta quarta-feira, no Camp Nou, pela partida de volta das oitavas de final da Champions League. Tirando os para trás, repare na direção da maioria deles. A esquerda. Na diagonal. Aliás, seus quatros passes chaves (amarelo) e sua assistência (azul) para o gol de Rakitic têm o mesmo padrão. Curto, médio ou longo, esse seu passe é fatal. Quase sempre deixa um companheiro na cara do gol. Muitas vezes Neymar, o ponta-esquerda do time. Outras vezes Alba, o lateral-esquerdo.

Sim. Os adversários estão ligados. Esse passe de Messi é manjado. Então a pergunta que fica é: como pará-lo? Se estiver num dia inspirado, impossível. Obviamente ele erra um passe aqui, outro ali, mas no geral, se estiver num dia inspirado, como esteve hoje contra o City, impossível. Impossível evitar esse passe. O que pode acontecer, isso sim, como aconteceu hoje contra o City, é o jogador que recebe esse passe de Messi parar no goleiro. Entre as tantas defesas cara a cara que Hart fez hoje, por exemplo, várias nasceram de um passe de Messi.

PS: Veja abaixo o show de Messi.

Nenhum comentário: