terça-feira, março 10, 2015

Van Gaal é muito Professor Pardal

A mudança pode ser benéfica quando o time já está formado. Quando o time está em formação, a mudança constante é um desastre, apenas impede ou atrasa a evolução. Somente quando o time atinge certo nível de maturidade e entrosamento, a mudança das peças e até mesmo do esquema tático pode ser bem-vinda, pois pode surpreender e confundir o adversário. No entanto, quando o time ainda busca determinado nível de entrosamento, a mudança das peças e do esquema só atrapalha.

Veja o Manchester United de Louis van Gaal – o maior Professor Pardal do momento, no mau sentido. Ao longo da temporada os Red Devils já atuaram com todas as formações possíveis, todas as peças imagináveis e todos os esquemas táticos já registrados na história do futebol mundial, desde o WM até o... Okay. Estou exagerando. Mas, de fato, ao longo da temporada, van Gaal trocou o XI do United com uma frequência nada recomendável e pouco inteligente, uma vez que se trata de uma equipe em formação (quando na verdade já deveria estar formada). E não adianta, enquanto as mudanças forem frequentes, o United jamais atingirá tal nível de entrosamento.



A pergunta é: por que van Gaal troca tanto o XI? A resposta é: falta-lhe convicção. E não adianta, sem convicção não há repetição, e sem repetição não há evolução. Na atual temporada, por exemplo, o técnico holandês, que só virou o Rei da Cocada Preta por causa de uma Copa do Mundo bem feita (graças a Robben), já adotou uns três ou quatro esquemas diferentes (3-5-2 com um volante e dois meias, 3-5-2 com dois volantes e um meia, 4-4-2 em losango, 4-1-4-1). Sem falar nas inúmeras combinações de jogadores, nem noutras tomadas de decisões equivocadas, como o posicionamento de Di María. (Aliás, van Gaal precisou gastar meia temporada para começar a escalar o argentino na praia dele, como winger.) Portanto, não causa surpresa a essa altura do campeonato um entrosamento tão pífio.

Agora, eliminados da FA Cup, resta aos órfãos de Alex Ferguson brigar com todas as forças, mesmo que sem entrosamento, pelo G4 da Premier League, para voltar a Champions League. A tarefa, contudo, não será nada fácil, pois Arsenal, Liverpool, Tottenham e até Southampton (todos os cinco brigam por duas vagas) se encontram num nível de evolução mais avançado, já que seus treinadores não trocam tanto o XI quanto van Gaal. E caso a vaga na próxima UCL não vire realidade para o United, é provável que o contrato de van Gaal seja rescindido, pois sua capacidade está sendo questionada não de hoje. E, honestamente, eu vou achar bom, pois nada que ele fez até aqui justifica sua permanência para a próxima temporada.

Nenhum comentário: