sexta-feira, março 20, 2015

O panorama das quartas

Definidas as quartas de final da Champions League 2014/15.



Paris Saint-Germain vs Barcelona

O time treinado por Luis Enrique tem média de posse de bola na competição de 63% (atrás apenas do Bayern), enquanto a equipe treinada por Laurent Blanc computa 51%. O número de passes completos também é favorável ao clube azulgrená (Barcelona 5237, PSG 4014). Portanto, tanto no jogo de ida (15 abril) quanto no jogo de volta (21 abril), é provável que o Barcelona fique mais tempo com a bola e consequentemente troque mais passes, de modo que o PSG fique voltado para o contra ataque. Nesse aspecto, aliás, a volta de Lucas é fundamental (se não me engano, ele volta). Agora, tem uma coisa: caso o Barcelona abra o placar, quem pode passar a explorar o contra ataque é ele. E nesse aspecto (e em tantos outros), o trio MSN é fatal.

Atlético vs Real Madrid

O atual campeão do torneio tem média de posse de 56% (atrás "apenas" de Bayern, Barcelona, Porto e Juventus). O atual vice-campeão do torneio tem média de 47% (atrás de uma galera). A diferença é grande. E no número de passes completos a diferença também é grande (Madrid 4239, Atlético 2324). A equipe treinada por Simeone é também a que mais cruza bolas na área. Na jogada ofensiva aérea, diga-se de passagem, ambos são eficientes. O Madrid foi quem mais marcou gols de cabeça nessa Champions (5). O Atlético vem logo atrás (4). Na verdade o panorama da partida é esperado: Real Madrid de Luka Modric com a posse e Atlético de Antoine Griezmann no contra ataque. Só uma coisa: vale lembrar que o retrospecto recente é todo alvirrubro. São 4 vitórias e 2 empates nos últimos 6 jogos (veja aqui).

Porto vs Bayern

O time com mais posse de bola na Champions League 2014/15, claro, é o treinado por Guardiola. Nesse aspecto, o Bayern lidera com 64%, enquanto o Porto computa 59% (atrás apenas, claro, do Bayern, e do Barcelona). Nos passes completos, o Bayern também lidera no geral: 5237, ao passo que o Porto completou 3803 passes. Logo, embora a equipe de Lopetegui priorize a posse da bola, ela obviamente deve ficar mais tempo nos pés dos jogadores do Bayern. Tanto no jogo de ida (15 abril) quanto no jogo de volta (21 abril), esse deve ser o panorama. Outra coisa: assim como o Barcelona diante do PSG, se abrir o placar, o Bayern pode explorar mais o contra ataque, pois peças e coletivo para isso o time de Pep tem de sobra.

Juventus vs Monaco

O triste é saber que Pogba está fora. Mas enfim, vida que segue. No quesito posse de bola, a média da Velha Senhora é de 58% (atrás apenas de Bayern, Barcelona e Porto). Já o Monaco tem média de 46%, atrás de vários times e até mesmo do Atlético de Simeone. Vantagem italiana também nos passes completos: 3739 contra 2100. Ou seja, assim como em PSG vs Barcelona e Porto vs Bayern, no confronto entre Juventus e Monaco o panorama parece estar bem definido, com a bola mais tempo nos pés dos favoritos. Inclusive na partida disputada na França (22 abril), imagino que a Juve controle o jogo com a bola, assim como fez o Arsenal no jogo de volta das oitavas de final.

Nenhum comentário: