terça-feira, março 03, 2015

O melhor jogador do Liverpool 2014/15

"Não foi à toa que recentemente o Liverpool renovou com Philippe Coutinho até 2020. Meio-campista de arranque, de drible, de habilidade, de controle de bola, de velocidade, de visão, de técnica. Sem falar que rende tanto pela faixa central quanto pelas beiradas. Praticamente completo. Só não dá para dizer que é completo porque ainda peca um pouco nas finalizações, embora nessa temporada ele tenha mostrado evolução nesse fundamento. Sem dúvida, o camisa 10 é um dos pontos de desequilíbrio dos Reds. E, sem dúvida, é o segundo melhor brasileiro na Europa 2014/15, atrás apenas de Neymar."



Escrevi isso num post publicado no dia 10 de fevereiro. Apesar dos justos elogios, repare na merecida crítica: "ainda peca um pouco nas finalizações". Na verdade, nunca foi novidade. Desde a temporada passada, Coutinho já mostrava certa dificuldade nesse fundamento (talvez desde sempre, não sei). Já fazia jogadas brilhantes, já era um dos destaques coletivos, já fazia o time jogar, mas ainda não apresentava o apetite pelo gol, tampouco finalizava com perigo. Eis que, de uns dias para cá, começaram a sair uns gols da cartola do Little Magician. Ou melhor, uns golaços. Como este aqui, contra o Manchester City, pela 27ª rodada da Premier League. E este aqui, contra o Southampton, pela 26ª rodada. Não à toa, gols bem parecidos. O Liverpool, aliás, está há 11 rodadas invicto na Premier League. São 8 vitórias e 3 empates. E esse retrospecto tem bastante a ver com a fase do camisa 10.

A essa altura do campeonato, portanto, por tudo que foi feito até aqui, acho que já podemos dizer que ele é o melhor jogador do Liverpool 2014/15. Em especial pelos gols que tem marcado (alguns deles decisivos, como este aqui contra o Bolton, pela FA Cup, no último minuto do jogo). Veja bem. Não estou dizendo que Coutinho virou artilheiro, virou goleador, mesmo que para um meio-campista. Contudo me parece que ele colocou o pé na forma e pegou gosto pela coisa - noves fora que ainda tem muito a evoluir, pois são apenas 22 anos. E além disso, além dos gols, Coutinho é quem faz o time jogar. Mais que Sterling, mais que Henderson, mais que Gerrard ou Lallana, quem faz a equipe fluir é Philippe Coutinho. Como fazia desde a temporada passada. Só que agora com gols. Ou melhor: golaços. Logo, me parece evidente que se trata do melhor jogador do Liverpool 2014/15.

Nenhum comentário: