sexta-feira, junho 13, 2014

Brasil é Oscar +10

Quando Felipão disse que a dúvida entre Oscar e Willian não existia na cabeça dele, e sim na cabeça da imprensa - que ela mesma criou e tentou justificar com analistas imediatistas de plantão -, eu acredito. Mas sem dúvida o treinador da Seleção, que usa as entrevistas coletivas como ninguém (no bom sentido), mandou uma (in)direta ao próprio camisa 11, como quem diz "estou e sempre estive contigo, não dê bola para o que esses caras estão falando, eles não entendem nada".



O que me chamou a atenção na belíssima exibição de Oscar no jogo da estreia, contra a Croácia, na Arena Corinthians, nesta quinta-feira, foi seu posicionamento. Você que me segue no Twitter sabe que eu o defendo com unhas e dentes, e que não mudo de opinião por rodada. Enquanto boa parte dos torcedores e dos jornalistas queria sua saída para a entrada de Willian, eu o banquei. Porém, confesso, sempre banquei Oscar pela faixa central do 4-2-3-1. Sempre digo que, para jogar pela faixa central, Oscar é melhor que Willian. Para atuar pela beirada, no entanto, Willian é melhor que Oscar. Sigo pensando dessa maneira, claro. Contra os croatas, contudo, ele foi escalado à direita, e mesmo assim, deitou e rolou.

Craque é assim. Se adapta. Embora indiscutivelmente renda mais por dentro, Oscar mostrou que pode quebrar esse galho, com muita classe, quando o técnico quiser. Aliás, Felipão deve ter tido seus motivos para escalá-lo pela direita (Hulk pela esquerda e Neymar por dentro). Eu, porém, entendo que a melhor alternativa é, em 99% das vezes, Oscar por dentro, Hulk na ponta direita e Neymar na ponta esquerda. Por sinal, se por um lado Oscar brilhou (Oscar que não ficou preso à ponta direita, diga-se, circulou bastante), pelo outro Hulk foi apagado, em especial porque, à esquerda, o camisa 7, canhoto, perde uma de suas principais armas: o corte para dentro e o arremate com a parte interna do pé. Apesar do excelente desempenho de Oscar pela beirada (insisto, o craque se adapta, e do meio pra frente ele joga praticamente em todas posições, sem exagero), imagino que Felipão voltará ao 4-2-3-1 com cada um no seu quadrado, diante do México, no Castelão, dia 17.

Nenhum comentário: