quinta-feira, junho 19, 2014

Sai Paulinho, entra Hernanes?

"Se for para Paulinho sair do time titular na próxima rodada, qual a melhor opção para entrar?" Segundo o resultado da enquete do blog, com 46% dos votos, Hernanes. Ele foi o eleito para entrar na vaga do volante do Tottenham, na partida contra a já eliminada seleção camaronesa, segunda, em Brasília. Ramires e Fernandinho ficaram empatados com 25%, e a alternativa "outro" obteve 4%.



O voto é secreto, mas faço questão de abri-lo. Votei em Ramires.

Por mais que o miolo do meio campo do Brasil esteja carecendo de posse e passe (talvez seja o grande defeito do time na Copa), e por mais que Ramires seja um infiltrador nato, e não um passador, confesso que votei nele. Porque penso que o volante do Chelsea é um dos melhores na função de flecha, de infiltração, de aceleração vertical, e isso é uma arma letal contra qualquer um (Paulinho também é bom nisso, mas está mal tecnicamente).

Mas e o passe no meio campo, Carlão? Não é esse o problema da Seleção na Copa? Bom. Tem isso. É verdade. Como disse, o grande defeito da equipe verde e amarela na competição é a meia cancha, é a falta de qualidade no passe e a falta de aproximação no setor mais essencial de todos. Sim, nesse caso, faria mais sentido Hernanes. Esse problema, no entanto, poderia ser simplesmente resolvido se Felipão escalasse Oscar na faixa central.

Luiz Felipe Scolari, aliás, tem em mãos um dos melhores meias-centrais do mundo, porém o escala pela beirada. Vai entender. E quem paga o pato com esse erro são os outros centro-campistas, em especial o isolado segundo volante, já que Luiz Gustavo atua mais colado na linha dos zagueiros do que qualquer outra coisa. Ou seja, no fim das contas, se Oscar continuar pelos flancos, acho que não há Ramires, nem Fernandinho ou Hernanes que resolva (o que, claro, não isenta Paulinho de suas fracas exibições contra Croácia e México).

Nenhum comentário: