segunda-feira, fevereiro 27, 2012

Qual será a escolha do treinador?

Desde que assumiu o comando mais cobiçado do nosso país, Mano Menezes tem adotado dois esquemas táticos de sua preferência. O titular é o 4-2-3-1, e o reserva é o 4-3-3.

Antes de perder Ganso para o rompimento do ligamento cruzado anterior, o técnico da Seleção jogava com dois volantes (Lucas e Ramires), dois pontas (Neymar e Robinho), um meia (Ganso) e um centroavante (Pato).

Depois de perder seu camisa 10, Mano seguiu fiel à sua estrutura predileta. Manteve o 4-2-3-1 no amistoso contra o Irã, com Carlos Eduardo atuando por dentro, e na partida diante da Ucrânia testou Elias. Sem tanto sucesso.

Na preparação para a Copa América, porém, o sistema titular deu lugar ao 4-3-3 - como nos duelo com Romênia e Holanda. E após a Copa América, no confronto com Gana, já com Ronaldinho entre os onze, o 4-3-3 permaneceu.

Nesta terça-feira o time deve enfrentar a Bósnia postado dessa maneira, pois Ganso ficou na reserva no treinamento de hoje. Portanto baseado no retrospecto da Seleção e nas informações que chegam da Suíça, imagino que esta será a equipe.



Para mim Ganso será o camisa 10 do Brasil em 2014. Mas como a fase não é das melhores, entendo que o plano B ideal seja mesmo jogar no 4-3-3 (se é que Mano vai mesmo jogar no 4-3-3). Ainda mais com Hernanes no meio-campo, jogador que preenche bem os requisitos para a posição/função.

Contudo o que me perturba é a presença de Ronaldinho entre os onze, por dois motivos. Primeiro porque, na minha avaliação, sua produção individual e coletiva é pequena demais para ocupar uma das vagas de titular. Na minha avaliação sobreviver apenas da bola parada e de um ou outro lançamento é pouco para vestir a amarelinha. E segundo, porque faz Neymar mudar seu posicionamento (relembre aqui).

Não que o craque da Vila não tenha qualidade para jogar aberto pela direita ou pela faixa central. Tem. Porque é craque. Mas entendo que Neymar se sente mais à vontade na ponta esquerda, entendo que ele rende mais, individual e coletivamente, vindo da ponta esquerda.

Se Ganso não está com condições técnicas de ser o 10 do Brasil nesse momento (será que não está?), a opção mais apropriada é mesmo esse 4-3-3. Mas seria mais interessante se Neymar jogasse na esquerda, Hulk ou Lucas na direita, e Ronaldinho, já que foi convocado, no banco.

Só para deixar claro, Mano não confirmou que vai jogar com essa formação e essa distribuição dos atletas - pelo menos não li nem ouvi em nenhum lugar. É meu palpilte. Porém ele pode também atuar no 4-2-3-1, com Hernanes pelo centro e Sandro e Fernandinho formando a dupla de volantes. Outra alternativa seria o 4-4-2 em losango, com Ronaldinho de trequartista. Resta ao público e ao adversário aguardar para ver qual time vai a campo.

2 comentários:

Mário Pordeus disse...

Brasil bem que poderia ir de(4-2-3-1): Júlio César; Maicon, Thiago S., David L., Marcelo; Sandro, Hernanes; PHGanso(centro), Hulk(dir), Neymar(esq); e Damião.

Anônimo disse...

Meu Brasil seria este (4-2-3-1):

Diego Alves
Maicon
Thiago Silva
David Luiz
Marcelo
Sandro
Ramires
Hernanes
Hulk
Neymar
Fred